BookTokers: o que são e como fomentam o mercado literário?
Você já ouviu falar nos BookTokers e como eles podem colaborar para o sucesso de determinado livro? Leia nosso post e confira detalhes!
Os BookTokers estão fazendo a diferença no que se refere ao incentivo à leitura, uma vez que trazem dicas e movimentam um público ávido por livros.
Antes de entrarmos nos detalhes a esse respeito, vale a pena saber que, conforme a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 53% dos entrevistados não leram nenhum livro nos três meses anteriores a esse trabalho, realizado em 2024.
Infelizmente, observa-se uma queda de 5% quando comparado a 5ª edição dessa pesquisa, realizada no ano de 2019.
Segundo a pesquisa, nosso país possui atualmente 93,4 milhões de leitores que dizem apreciar essa prática em função de:
- gosto pessoal,
- distração,
- atualização cultural,
- conhecimento geral.
Neste post, apresentaremos o BookTokers, um grande aliado para reverter essa estatística, que vem colaborando na formação de novos leitores em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Continue a leitura e confira detalhes!
O que são os BookTokers?
Certamente, você conhece o TikTok, uma plataforma de vídeos curtos que oferece uma experiência divertida e interativa a seus usuários.
Esse aplicativo surgiu na China em 2016 e conquistou o mundo.
De acordo com um estudo publicado no site da Shopify, no Brasil são 98,6 milhões de usuários, o que coloca o nosso país como o 3º maior mercado dessa plataforma no mundo.
O BookTok surgiu exatamente nessa rede social, quando apaixonados pela leitura passaram a publicar recomendações, resenhas e discussões sobre livros.
A hashtag #BookTok e #BookTokBrasil reúne uma enorme comunidade de pessoas interessadas em literatura, onde somente em nosso país já foi alcançado mais de 20,4 bilhões de visualizações.
Esse movimento surgiu durante a pandemia, quando a criadora de conteúdo Ayman Chaudhary postou uma resenha do livro “A Canção de Aquiles”, emocionando o público e contribuindo para que a obra atingisse vendas que ultrapassaram a 10 mil cópias semanais.
A influência dos BookTokers no mercado literário
A partir desse sucesso, surgiram os BookTokers, ou seja, criadores de conteúdos que se especializaram em apresentar dicas sobre livros.
No Brasil, muitas pessoas têm se dedicado a apresentar indicações de leitura.
O interessante é que essas publicações caíram no gosto de milhares de seguidores que adoram a literatura e, mais do que isso, vem incentivando muitas pessoas que não conheciam essa possibilidade de entretenimento a buscarem por lançamentos e obras clássicas nas livrarias de todo o país.
Com os BookTokers, pessoas interessadas conseguem, por meio de vídeos curtos, acessar:
- indicações de obras,
- resenhas,
- críticas,
- comentários,
- conhecer enredos e personagens.
O resultado desse movimento acaba propiciando uma movimentação muito interessante no mercado literário, popularizando determinados títulos e proporcionando a redescoberta de obras antigas.
Como as editoras e autores podem aproveitar o fenômeno?
Vivemos um fenômeno positivo extremamente com o surgimento dos BookTokers, já que se imagina que muitas pessoas que não tiveram o prazer de apreciar o mundo da leitura passem a fazer parte dessa atividade.
Quem sabe, a partir dessa realidade, possamos reverter o quadro nas pesquisas a respeito da literatura no Brasil e, em breve, novos e entusiasmados leitores surjam por todo o país.
O fato é que tanto as editoras quanto os escritores podem adotar estratégias. Assim, parcerias podem ser desenvolvidas a partir do envio de livros e na criação de conteúdos específicos desses produtores, garantindo o engajamento de suas obras no TikTok.
Vale a pena fazer uma pesquisa e conferir o sucesso que esse modelo de comunicação vem proporcionando ao mercado literário.
Outro assunto que merece a sua leitura diz respeito ao tema: qual a importância do marketing para o mercado editorial? Entenda como funciona. Acesse e confira!