Imagem de destaque do post BookTokers: o que são e como fomentam o mercado literário? Imagem de destaque do post BookTokers: o que são e como fomentam o mercado literário?

BookTokers: o que são e como fomentam o mercado literário?

Você já ouviu falar nos BookTokers e como eles podem colaborar para o sucesso de determinado livro? Leia nosso post e confira detalhes!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Os BookTokers estão fazendo a diferença no que se refere ao incentivo à leitura, uma vez que trazem dicas e movimentam um público ávido por livros.

Antes de entrarmos nos detalhes a esse respeito, vale a pena saber que, conforme a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 53% dos entrevistados não leram nenhum livro nos três meses anteriores a esse trabalho, realizado em 2024.

Infelizmente, observa-se uma queda de 5% quando comparado a 5ª edição dessa pesquisa, realizada no ano de 2019.

Segundo a pesquisa, nosso país possui atualmente 93,4 milhões de leitores que dizem apreciar essa prática em função de:

  • gosto pessoal,
  • distração,
  • atualização cultural,
  • conhecimento geral.

Neste post, apresentaremos o BookTokers, um grande aliado para reverter essa estatística, que vem colaborando na formação de novos leitores em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Continue a leitura e confira detalhes!

O que são os BookTokers?

Certamente, você conhece o TikTok, uma plataforma de vídeos curtos que oferece uma experiência divertida e interativa a seus usuários.

Esse aplicativo surgiu na China em 2016 e conquistou o mundo.

De acordo com um estudo publicado no site da Shopify, no Brasil são 98,6 milhões de usuários, o que coloca o nosso país como o 3º maior mercado dessa plataforma no mundo.

O BookTok surgiu exatamente nessa rede social, quando apaixonados pela leitura passaram a publicar recomendações, resenhas e discussões sobre livros.

A hashtag #BookTok e #BookTokBrasil reúne uma enorme comunidade de pessoas interessadas em literatura, onde somente em nosso país já foi alcançado mais de 20,4 bilhões de visualizações.

Esse movimento surgiu durante a pandemia, quando a criadora de conteúdo Ayman Chaudhary postou uma resenha do livro “A Canção de Aquiles”, emocionando o público e contribuindo para que a obra atingisse vendas que ultrapassaram a 10 mil cópias semanais.

A influência dos BookTokers no mercado literário

A partir desse sucesso, surgiram os BookTokers, ou seja, criadores de conteúdos que se especializaram em apresentar dicas sobre livros.

No Brasil, muitas pessoas têm se dedicado a apresentar indicações de leitura.

O interessante é que essas publicações caíram no gosto de milhares de seguidores que adoram a literatura e, mais do que isso, vem incentivando muitas pessoas que não conheciam essa possibilidade de entretenimento a buscarem por lançamentos e obras clássicas nas livrarias de todo o país.

Com os BookTokers, pessoas interessadas conseguem, por meio de vídeos curtos, acessar:

  • indicações de obras,
  • resenhas,
  • críticas,
  • comentários,
  • conhecer enredos e personagens.

O resultado desse movimento acaba propiciando uma movimentação muito interessante no mercado literário, popularizando determinados títulos e proporcionando a redescoberta de obras antigas.

Como as editoras e autores podem aproveitar o fenômeno?

Vivemos um fenômeno positivo extremamente com o surgimento dos BookTokers, já que se imagina que muitas pessoas que não tiveram o prazer de apreciar o mundo da leitura passem a fazer parte dessa atividade.

Quem sabe, a partir dessa realidade, possamos reverter o quadro nas pesquisas a respeito da literatura no Brasil e, em breve, novos e entusiasmados leitores surjam por todo o país.

O fato é que tanto as editoras quanto os escritores podem adotar estratégias. Assim, parcerias podem ser desenvolvidas a partir do envio de livros e na criação de conteúdos específicos desses produtores, garantindo o engajamento de suas obras no TikTok.

Vale a pena fazer uma pesquisa e conferir o sucesso que esse modelo de comunicação vem proporcionando ao mercado literário.

Outro assunto que merece a sua leitura diz respeito ao tema: qual a importância do marketing para o mercado editorial? Entenda como funciona. Acesse e confira!

Leia também

Thumbnail do post Como imprimir seu livro e vender mesmo sem editora

Como imprimir seu livro e vender mesmo sem editora

Descubra como imprimir e vender seu livro sem editora, garantindo qualidade profissional com a Printstore

Thumbnail do post Bloqueio criativo: 7 formas de destravar sua escrita e se preparar para imprimir seu livro

Bloqueio criativo: 7 formas de destravar sua escrita e se preparar para imprimir seu livro

Todo escritor, iniciante ou experiente, em algum momento já se deparou com um dos seus maiores inimigos: o bloqueio criativo. É aquela sensação de estagnação, como se as ideias não fluíssem e a criatividade tivesse esgotado. Quando isso acontece, muitos autores sentem que seu sonho de imprimir o livro fica mais distante. Mas a boa notícia é: esse bloqueio é comum, passageiro e pode ser vencido com estratégias práticas. Neste artigo, você vai conhecer 7 formas eficientes de destravar sua escrita, recuperar o ritmo criativo e seguir firme rumo à publicação da sua obra.

Thumbnail do post Dicas essenciais para escolher a sua gráfica de livros parceira em Porto Alegre

Dicas essenciais para escolher a sua gráfica de livros parceira em Porto Alegre

Está em dúvida sobre qual gráfica escolher para imprimir seu livro em Porto Alegre? Neste artigo, você vai descobrir os pontos essenciais para não errar nessa decisão: como identificar uma gráfica realmente especializada em projetos editoriais, a importância de analisar amostras para avaliar papel, impressão e acabamento, e por que a flexibilidade em pequenas tiragens faz tanta diferença para autores independentes e editoras.