Qual a importância do marketing para o mercado editorial? Entenda como funciona
Entenda qual é a importância do marketing para o mercado editorial e veja quais são as melhores estratégias para vender livros.
Entender qual é a importância do marketing para mercado editorial é o primeiro passo para garantir o sucesso de um livro.
Vivemos em um mundo com uma quantidade absurda de informações, com lançamento de séries, filmes, livros e diversas outras obras diariamente, o que pode dificultar a divulgação de um novo título, especialmente quando o escritor ainda não é conhecido no mercado.
Em 2024, o mercado editorial brasileiro apresentou sinais de recuperação, conforme apontam pesquisas do setor.
Conforme o Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen Book e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o faturamento acumulado do setor cresceu 8,43% em relação a 2023, alcançando R$ 2,80 bilhões.
O volume de livros vendidos manteve-se estável, com 55,30 milhões de exemplares comercializados, indicando uma variação positiva de 0,07%.
Observando esse dado, é impossível não se perguntar como chamar atenção do público e fazer um livro se destacar no meio de tantos.
Para isso, deve-se utilizar estratégias digitais de divulgação.
Continue lendo esse artigo para saber mais e entender qual a importância do marketing para o mercado editorial. Confira abaixo!
O que é o marketing para mercado editorial?
O marketing no mercado editorial é o conjunto de estratégias e ações voltadas para promover livros, autores e editoras, visando aumentar a visibilidade, impulsionar as vendas e construir relacionamentos com os leitores.
Ele é fundamental para garantir que uma obra alcance seu público ideal, em um mercado altamente competitivo e com inúmeras opções de leitura.
Qual a importância do marketing no mercado editorial?
Para entender qual a importância do marketing no mercado editorial, basta refletir sobre a grande dificuldade que os escritores passam para divulgar os seus livros.
Atualmente, a publicação de um título se tornou menos complicada, com diversos autores trabalhando com editoras menores ou ainda apostando na autopublicação.
Por um lado, isso torna o mercado mais popular e alcançável, mas, por outro lado, o faz ser muito mais competitivo do que era.
O marketing, então, é a forma de um livro ganhar destaque e não se tornar apenas mais um disponível para os leitores.
Como consequência, há o aumento das vendas e o reconhecimento do autor.
Principais funções do marketing editorial
O marketing editorial vai muito além da divulgação de um lançamento. Ele envolve uma série de estratégias que conectam livros, autores e editoras ao seu público-alvo.
Em um mercado competitivo e em constante transformação, entender e aplicar bem essas funções pode fazer toda a diferença no sucesso de uma obra ou no posicionamento de uma marca editorial.
A seguir, destacamos as principais funções do marketing no mercado editorial:
Lançamento de livros
Planejamento e execução de ações para divulgar novos títulos, como eventos, ações com influenciadores literários, pré-venda e envio de exemplares para resenhas.
Posicionamento de marca
Fortalecimento da identidade da editora ou do autor no mercado, destacando diferenciais, estilo editorial e autoridade em certos temas ou gêneros.
Relacionamento com leitores
Construção de comunidades em redes sociais, e-mails e blogs, criando engajamento e fidelização com o público.
Promoções e campanhas sazonais
Ações em datas específicas (como Bienal, Black Friday, Dia Mundial do Livro), visando estimular o consumo e gerar novas oportunidades de venda.
Marketing de conteúdo
Criação de blogs, podcasts, vídeos ou newsletters com conteúdos relacionados ao universo dos livros e leitura, atraindo organicamente novos leitores.
Parcerias estratégicas
Colaborações com livrarias, escolas, influenciadores literários, bibliotecas e plataformas de leitura para ampliar o alcance das obras.
Saiba mais: Livraria do TikTok: como a ação impulsiona autores, livros e gráficas
Distribuição estratégica
Planejamento de canais (livrarias físicas, e-commerce, marketplaces, clubes de assinatura) e estratégias logísticas para alcançar o público certo com eficiência.
Conte com a Livro.vc para chegar ao seu público!
A livro.vc é a plataforma de vendas online criada pela Printstore para dar suporte a autores independentes e pequenas editoras que confiam na nossa gráfica para imprimir seus livros.
Pensada como uma solução completa, ela oferece um canal acessível e eficiente para distribuição e comercialização das obras impressas conosco.
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Uso de dados e métricas
Análise de desempenho de campanhas, comportamento do leitor, preferências de gêneros, vendas por canal, etc., para embasar decisões e otimizar resultados.
Como utilizar o marketing para vender mais livros?
Agora que você já sabe qual a importância do marketing para o mercado editorial, podemos falar sobre como utilizá-lo para vender mais livros.
Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para seguir, mas há algumas estratégias que podem ser usadas. Veja quais são elas.
Invista em um blog literário
O blog literário é uma ótima forma de mostrar que você é uma referência na literatura e nos temas abordados no seu livro.
Se você escreveu uma ficção com fatos históricos, por exemplo, pode escrever conteúdos falando sobre:
- O período histórico escolhido;
- Os principais acontecimentos da época;
- As suas inspirações para os personagens;
- Curiosidades sobre o seu livro;
- Fatos sobre o gênero escolhido.
Cuide para garantir que tudo esteja escrito corretamente, de forma clara e com informações verdadeiras.
Disponibilize materiais gratuitos
Além de ter um blog, você ainda pode disponibilizar outros tipos de materiais de forma gratuita.
Uma ótima ideia é permitir o download gratuito de um capítulo do seu livro que desperte curiosidade e deixe a pessoa com aquele gostinho de quero mais.
Outra ideia é criar conteúdos falando sobre o seu processo literário, suas inspirações, curiosidades sobre o livro e o que mais você conseguir pensar.
Vale ressaltar que esses materiais podem estar disponíveis em um site próprio, em um portal parceiro, nas redes sociais ou em qualquer outro canal digital.
Invista em tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia de marketing que foca na criação de anúncios para o público relevante para o seu título.
Se você criou um livro de ficção científica, por exemplo, pode criar anúncios nas redes sociais, em sites e nos resultados de buscas para todos que demonstram interesse em séries como Star Trek ou Star Wars.
A chave aqui é entender quem é o seu público e criar conteúdos que chamem a atenção e despertem curiosidade.
Ao entender qual a importância do marketing para o mercado editorial e usar as estratégias corretas, você conseguirá ter mais resultados e se destacar no mercado.
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