Imagem de destaque do post Qual a importância do marketing para o mercado editorial? Entenda como funciona Imagem de destaque do post Qual a importância do marketing para o mercado editorial? Entenda como funciona

Qual a importância do marketing para o mercado editorial? Entenda como funciona

Entenda qual é a importância do marketing para o mercado editorial e veja quais são as melhores estratégias para vender livros.

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Entender qual é a importância do marketing no mercado editorial é o primeiro passo para garantir o sucesso de um livro.

Vivemos em um mundo com uma quantidade absurda de informações, com lançamento de séries, filmes, livros e diversas outras obras diariamente, o que pode dificultar a divulgação de um novo título, especialmente quando o escritor ainda não é conhecido no mercado.

Para se ter uma ideia, em 2022 o mercado editorial imprimiu mais de 320 milhões e editou mais de 46 mil títulos, segundo pesquisa da Nielsen e Book Data.

Observando esse dado, é impossível não se perguntar como chamar atenção do público e fazer um livro se destacar no meio de tantos. Para isso, deve-se utilizar estratégias digitais de divulgação.

Continue lendo esse artigo para saber mais e entender qual a importância do marketing para o mercado editorial. Confira abaixo!

Qual a importância do marketing no mercado editorial?

Para entender qual a importância do marketing no mercado editorial, basta refletir sobre a grande dificuldade que os escritores passam para divulgar os seus livros.

Atualmente, a publicação de um título se tornou menos complicada, com diversos autores trabalhando com editoras menores ou ainda apostando na autopublicação.

Por um lado, isso torna o mercado mais popular e alcançável, mas, por outro lado, o faz ser muito mais competitivo do que era.

O marketing, então, é a forma de um livro ganhar destaque e não se tornar apenas mais um disponível para os leitores.

Como consequência, há o aumento das vendas e o reconhecimento do autor.

Como utilizar o marketing para vender mais livros?

Agora que você já sabe qual a importância do marketing para o mercado editorial, podemos falar sobre como utilizá-lo para vender mais livros.

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para seguir, mas há algumas estratégias que podem ser usadas. Veja quais são elas.

Invista em um blog literário

O blog literário é uma ótima forma de mostrar que você é uma referência na literatura e nos temas abordados no seu livro.

Se você escreveu uma ficção com fatos históricos, por exemplo, pode escrever conteúdos falando sobre:

  • O período histórico escolhido;
  • Os principais acontecimentos da época;
  • As suas inspirações para os personagens;
  • Curiosidades sobre o seu livro;
  • Fatos sobre o gênero escolhido.

Cuide para garantir que tudo esteja escrito corretamente, de forma clara e com informações verdadeiras.

Disponibilize materiais gratuitos

Além de ter um blog, você ainda pode disponibilizar outros tipos de materiais de forma gratuita.

Uma ótima ideia é permitir o download gratuito de um capítulo do seu livro que desperte curiosidade e deixe a pessoa com aquele gostinho de quero mais.

Outra ideia é criar conteúdos falando sobre o seu processo literário, suas inspirações, curiosidades sobre o livro e o que mais você conseguir pensar.

Vale ressaltar que esses materiais podem estar disponíveis em um site próprio, em um portal parceiro, nas redes sociais ou em qualquer outro canal digital.

Invista em tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de marketing que foca na criação de anúncios para o público relevante para o seu título.

Se você criou um livro de ficção científica, por exemplo, pode criar anúncios nas redes sociais, em sites e nos resultados de buscas para todos que demonstram interesse em séries como Star Trek ou Star Wars.

A chave aqui é entender quem é o seu público e criar conteúdos que chamem a atenção e despertem curiosidade.

Ao entender qual a importância do marketing para o mercado editorial e usar as estratégias corretas, você conseguirá ter mais resultados e se destacar no mercado.

Se você gostou desse conteúdo, continue no nosso blog e leia Indústria gráfica: como processos de impressão sob demanda podem trazer economia?