Você sabe qual a importância da identidade visual para editoras?
Você já parou para pensar na importância da identidade visual para editoras? Tão relevante quanto imprimir os livros em boa qualidade e ter um bom design para as suas capas é investir em um padrão gráfico para os materiais da empresa.
Com uma identidade visual bem desenvolvida, a sua editora passará uma imagem mais profissional para os autores, os leitores e outros públicos que deseja atingir. No entanto, se você tem questionamentos sobre esse assunto, não se preocupe!
A seguir, vamos esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre o tema, para que você compreenda melhor sobre a importância da identidade visual para editoras. Acompanhe!
O que é uma identidade visual?
Há quem pense que a identidade visual é o mesmo que o logotipo de uma empresa, porém, ela representa muito mais do que isso. Trata-se de um conjunto de aspectos visuais que também englobam a tipografia, os grafismos utilizados nos materiais, as cores, as formas etc.Além do mais, a identidade visual deve estar de acordo com a cultura organizacional de cada empresa. Isso quer dizer que ela precisa transmitir os valores nos quais a editora acredita.
É ela também a responsável pelo fortalecimento das marcas. Se falarmos aqui em Coca-Cola, Apple, Nike, entre outras empresas, certamente, você se lembrará da identidade visual delas, não é mesmo? Isso acontece porque essas marcas já estão no imaginário das pessoas, muito por conta de suas representações bem-feitas.
Afinal, qual é a importância da identidade visual para editoras?
A importância da identidade visual para editoras se dá por diversos fatores. Os principais deles serão listados a seguir. Veja!Aumento da credibilidade
Com uma identidade visual, a sua editora passará mais credibilidade para o público, uma vez que as pessoas perceberão que a empresa é séria e organizada.Impacto nas vendas
As vendas automaticamente devem subir, pois os livreiros consideram a qualidade das editoras para revenderem as suas obras.Diferenciação da concorrência
Ter uma identidade visual também fará com que a sua editora se diferencie da concorrência. Os consumidores de obras literárias perceberão isso e poderão se interessar mais por livros da sua empresa do que pelos das concorrentes.Fácil reconhecimento do público
Com uma identidade visual bem trabalhada, em médio e longo prazo, as pessoas reconhecerão a sua marca, apenas visualizando o seu logotipo impresso nos livros, por exemplo. Esse reconhecimento é importante para que se tenha relevância de mercado e, consequentemente, uma maior lucratividade.Como desenvolver uma boa identidade visual?
Para desenvolver uma boa identidade visual, é preciso agir com profissionalismo. Por isso, o mais indicado é contratar um designer ou uma agência de comunicação que desenvolva esse trabalho. Eles saberão como conduzir pesquisas e estratégias para que você consiga ter um bom retorno ao investir na padronização visual, alinhando esse processo com táticas de branding.Agora, você já entende sobre a importância da identidade visual para editoras. Por isso, não deixe de fazer esse relevante investimento para o seu negócio! Assim, você conquistará mais resultados positivos com os seus públicos.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma situação conosco? Sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo!