Imagem de destaque do post Mercado de livros no Brasil: como preparar sua editora para as tendências? Imagem de destaque do post Mercado de livros no Brasil: como preparar sua editora para as tendências?

Mercado de livros no Brasil: como preparar sua editora para as tendências?

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Encontrar um modelo de negócio mais eficiente para superar dificuldades não é uma tarefa fácil. No Brasil, o mercado de livros está passando exatamente por esse processo. Apesar de um leve crescimento no primeiro semestre de 2018, o setor está com números muito desfavoráveis ao longo da última década.

Isso ocorre por influência de uma crise macroeconômica e uma crise interna no setor. Grandes livrarias do país, como a Saraiva e a Cultura, estão com sérias dificuldades financeiras e em recuperação judicial. Esse fator acaba favorecendo a impressão digital.

Neste post, vamos mostrar algumas tendências do mercado de livros no Brasil. Confira!

Clube de assinatura de livros

Com a evolução das novas tecnologias e o crescimento cada vez mais acelerado da internet, as possibilidades aumentam em diversos negócios. Os clubes de assinatura de livros oferecem entregas de kits literários todo mês na sua casa e também funcionam como espaço para a troca de experiências e a discussão sobre leituras recentes.

Em grande parte dos clubes literários, os livros acabam saindo com um preço bem mais acessível do que em livrarias e, muitas vezes, ainda vêm com guias de leitura e itens colecionáveis. Apesar de esses clubes já existirem há décadas, essa é uma ideia que tende a crescer ainda mais na era digital. Um exemplo dessa tendência é a TAG Livros.

Apoio a novos autores

O processo de renovação é um fator que agrada à maioria dos setores no mundo dos negócios, e, no mercado literário, não é diferente. Grandes editoras tendem a apoiar novos autores, principalmente os nacionais, por causa do custo mais baixo de investimento. Porém, é preciso que os autores produzam obras diferentes, com gênero e público-alvo bem definidos.

Estabilidade do mercado até o fim de 2019

Apesar da grande crise macroeconômica e interna que o mercado de livros passa há anos, a tendência é que esse setor tenha uma estabilidade até o fim de 2019, pelo menos. O leve crescimento do segmento literário no primeiro semestre de 2018 trouxe um ar otimista para investidores, autores e grandes editoras no país.

Crescimento do mercado de livros infantis

Na contramão do setor editorial, o segmento de livros infantis está em crescimento no Brasil. Entre os principais motivos, estão a influência de personalidades do YouTube, como Lucas Neto, e a diversificação de produtos, como materiais interativos com personagens de filmes e desenhos animados. As vendas para esse público também são realizadas em lojas de brinquedos e papelarias e isso é um fator muito positivo.

Apesar de todas as dificuldades que o mercado de livros passa ao longo dos anos, a leitura ainda é um dos melhores exercícios para o corpo e a mente. Sempre que possível, leia e compre novos livros. Seja por prazer, seja para estudar, seja para informar-se, a leitura é capaz de aprimorar seu vocabulário, dinamizar o seu raciocínio e desenvolver a sua interpretação. Além disso, é uma maneira de manter o mercado literário aquecido e proporcionar a disseminação de conhecimento.

E aí, gostou do post? Então, continue com a visita ao nosso blog e saiba mais sobre o hábito e consumo de livros no Brasil!