Imagem de destaque do post O que é psicologia das cores e como utilizar na comunicação visual? Imagem de destaque do post O que é psicologia das cores e como utilizar na comunicação visual?

O que é psicologia das cores e como utilizar na comunicação visual?

Você sabe o que é psicologia das cores e como utilizá-la com sucesso nos processos que envolvem a comunicação visual da sua empresa?

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Afinal de contas, o que é psicologia das cores?

Essa é uma pergunta feita por empreendedores e gestores de negócios que sabem que a cor causa efeitos interessantes nas pessoas, levando-as a se aproximar ou a se distanciar de determinados ambientes ou produtos.

No distante ano de 1810, o alemão Johann Wolfgang von Goethe desenvolveu um estudo voltado à compreensão dos efeitos das cores no cérebro humano, descobrindo que elas despertam sensações que influenciam no comportamento das pessoas.

Isso significa que a escolha das cores é fundamental para que sejam despertadas sensações e sentimentos que refletem diretamente na escolha dos produtos a serem adquiridos ou na marca a ser contratada pelos consumidores, para atender as mais variadas demandas.

Quer entender mais sobre o que é psicologia das cores e como ela funciona? Então, continue a leitura abaixo e saiba como elas devem ser utilizadas na comunicação visual e confira!

O que é psicologia das cores?

Como vimos, para compreender o que é psicologia das cores, é fundamental considerarmos que elas exercem mudanças comportamentais nas pessoas.

A partir de estudos realizados, conclui-se que as cores despertam as seguintes emoções:

  • Vermelho - desperta paixão e urgência;
  • Azul - oferece a sensação de confiança e serenidade;
  • Verde - é associado à natureza, saúde e frescor.

Observe que o carro de bombeiros, por exemplo, não possui a cor vermelha por uma questão de associação com o fogo, mas sim transmite às pessoas a sensação de que precisa receber a prioridade no trânsito para atender a alguma situação que exige rapidez.

Além disso, essa mesma cor, como também ocorre com o laranja e o amarelo, estimulam o apetite e a alegria nas pessoas, portanto, é comum verificarmos marcas e letreiros de restaurantes e lanchonetes utilizando esses matizes.

A psicologia das cores é o estudo e a aplicação delas nos materiais de divulgação de uma empresa, considerando o público a ser atendido e as necessidades que se deseja despertar nos consumidores.

O impacto da psicologia das cores na comunicação visual

Trabalhar as cores na comunicação visual da sua empresa é essencial para atingir os objetivos.

Sabendo que os clientes buscam por soluções onde se sentem seguros e dispostos a investir, não existe um porquê de não trabalhar as cores para vender a imagem do seu negócio.

Isso significa utilizar as diversas matizes de acordo com os objetivos a serem atingidos, estabelecendo uma relação com o consumidor, onde o visual faz a diferença e é um fator determinante na escolha do produto a ser adquirido ou serviço a ser contratado.

Você já entendeu o que é psicologia das cores, mas como aplicá-la em projetos?

Entendido o que é psicologia das cores, é hora de compreender de que maneira esse conceito pode ser aplicado nos mais diversos projetos do seu empreendimento.

O primeiro passo está em identificar qual é o público-alvo do seu negócio, ou seja, para quem você estará dirigindo essas mensagens, além de considerar qual o produto ou serviço que sua empresa oferece ao mercado.

Como exemplo, as atividades voltadas à área de alimentação devem conter cores fortes que estimulam a fome, enquanto que empresas da área de saúde podem utilizar o verde ou o azul, matizes apropriadas para vender a tranquilidade, segurança e confiabilidade.

Além disso, é importante considerar o público-alvo, ou seja, os jovens tendem a preferir as cores fortes e quentes, já as pessoas de idades mais avançadas buscam pela tranquilidade e sossego, portanto, cores mais leves.

As comunicações visando apresentar conteúdos mais sérios e sóbrios utilizam normalmente cores como o cinza, preto ou azul-escuro, já quando a ideia é chamar a atenção, pode-se utilizar o vermelho e o laranja.

O fato é que para cada caso e objetivo é preciso pensar nas cores dos materiais a serem trabalhados, visando alcançar os resultados desejados.

Agora que você já sabe mais sobre o que é psicologia das cores, leia também nosso post que apresenta a importância da comunicação visual nas empresas!

Na PrintStore, entendemos a importância de escolher as cores certas para destacar sua marca e mensagem. Descubra como utilizar estrategicamente as cores em seus materiais gráficos, desde cartazes vibrantes a catálogos envolventes, crachás que se destacam e certificados que transmitem confiança.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!