Imagem de destaque do post A importância da comunicação visual nas empresas Imagem de destaque do post A importância da comunicação visual nas empresas

A importância da comunicação visual nas empresas

A comunicação visual é um dos pilares da estratégia de qualquer empresa. Entenda por que explorá-la nos materiais impressos é tão importante!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Em qualquer empresa, a comunicação visual é um dos pilares de um bom posicionamento e para a criação da imagem que se deseja diante do público.

É por meio dos recursos visuais que podemos chamar atenção para diferentes elementos, desde a funcionalidade e as vantagens de um produto até o sentimento que a marca deseja transmitir ao cliente.

Por isso, explorar essa dimensão é essencial para uma boa estratégia, principalmente quando se usam os meios certos.

Afinal, em tempos digitais, encontrar possibilidades que fogem do mundo virtual é um diferencial importante para encantar os consumidores.

Para saber mais sobre a importância da comunicação visual nas empresas, continue a leitura abaixo!

Entenda como funciona a comunicação visual

Mesmo que você esteja começando a entender o papel da comunicação visual no setor empresarial, ela com certeza já faz parte da sua experiência como consumidor.

Todos os recursos visuais empregados por uma marca ao se comunicar com seu público-alvo fazem parte desse conjunto, desde as imagens escolhidas para um panfleto até as cores utilizadas na sua identidade visual.

A ideia por trás do conceito é que esses elementos não servem apenas como um adereço, mas, assim como as palavras, também transmitem mensagens para as pessoas que os veem.

Nesse sentido, toda decisão tomada em relação a esses recursos passa por essas perguntas: o que desejamos transmitir? O que é transmitido pelo elemento visual selecionado?

Qual a sua importância para as empresas?

A forma como uma empresa se comunica com seu público-alvo tem impacto direto sobre o seu desempenho no mercado.

Por exemplo, é preciso ter coerência entre o perfil do negócio e os elementos utilizados. Um empreendimento mais sério provavelmente utilizará linhas mais retas, cores mais neutras, entre outros padrões.

Da mesma forma, é preciso explorar bem os recursos para que as mensagens sejam entregues com sucesso.

As imagens, as formas, as cores e tantos outros aspectos que compõem a comunicação visual são capazes de chamar a atenção das pessoas, proporcionar uma compreensão melhor do que está sendo dito e até mesmo transmitir determinadas sensações.

Descubra como usar a comunicação visual a seu favor

E, afinal, como explorar esses aspectos? Aqui entram uma série de conhecimentos e técnicas que podem ajudar a cumprir esse objetivo.

A semiótica, por exemplo, tem muito a contribuir com a comunicação visual, já que lida com o significado dos signos e a maneira como são interpretados.

Isso passa também por métodos como o storytelling visual, que consiste, basicamente, em utilizar as imagens de forma que criem uma cena na mente das pessoas, dando mais vida à sua comunicação.

Na hora de exibir um produto, por exemplo, pode ser interessante utilizar uma imagem de alguém utilizando-o, em vez de simplesmente exibir o item.

Todos esses elementos precisam estar aliados a materiais bem produzidos, que transmitam credibilidade para a empresa.

=Portando, quando falamos em indústria gráfica, é essencial procurar por impressões de alta qualidade, que resultam em um material rico e com potencial para alcançar maior visibilidade.

Seja para produzir panfletos, catálogos, cardápios, apostilas ou qualquer outro material impresso, a qualidade do produto final depende diretamente de um bom uso dos elementos visuais e de um serviço de impressão impecável.

Para isso, conte com as soluções da PrintStore! Entre em contato, saiba mais sobre o nosso trabalho e tire todas as suas dúvidas!

Para continuar descobrindo mais informações sobre comunicação visual, confira nosso post sobre paleta de cores: como usar a psicologia das cores na diagramação de um livro!

Leia também

Thumbnail do post O que é e como fazer seu moleskine personalizado

O que é e como fazer seu moleskine personalizado

O moleskine é um material incrível para organização pessoal e brindes. Mas, você sabe como fazer este material? Leia o artigo e descubra!

Impressão digital sob demanda Creative Soluções
Thumbnail do post CMYK e RGB: quais as diferenças entre cada padrão de cores?

CMYK e RGB: quais as diferenças entre cada padrão de cores?

Saiba as diferenças entre os padrões de cores CMYK e RGB e como cada um impacta a impressão e o design digital.

Impressão digital sob demanda Noções gráficas
Thumbnail do post O que é visual merchandising e como utilizar na sua empresa

O que é visual merchandising e como utilizar na sua empresa

Descubra o que é visual merchandising e como aplicá-lo eficazmente na sua empresa para melhorar a apresentação de produtos e atrair mais clientes

Impressão digital sob demanda Noções gráficas Soluções