Imagem de destaque do post O que é briefing e por que ele é importante para a estratégia de sua empresav Imagem de destaque do post O que é briefing e por que ele é importante para a estratégia de sua empresav

O que é briefing e por que ele é importante para a estratégia de sua empresav

Ainda não sabe o que é briefing? Entenda como funciona o processo e qual sua importância para o projeto gráfico da sua empresa!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Você sabe o que é briefing?

O termo é bastante recorrente na comunicação gráfica, pois é utilizado para garantir o alinhamento da empresa que solicita o material criado e os profissionais responsáveis por concretizá-lo.

Assim, trata-se de uma importante etapa da realização de um projeto gráfico, pois garante que as necessidades do cliente sejam ouvidas e atendidas de forma efetiva.

Para entender melhor o que é briefing e sua importância para uma empresa, continue a leitura!

O que é briefing?

De modo geral, o conceito corresponde a um resumo a respeito do projeto, que contenha as principais informações para que seja realizado corretamente e atenda às expectativas da empresa que o solicitou.

Entender o que é briefing e aplicar esse recurso é especialmente importante em ramos criativos, como a publicidade e o meio gráfico, nos quais compreender as necessidades e desejos do cliente é fundamental para um bom resultado.

Assim, realizar o briefing é um dos primeiros passos ao iniciar o contato com um cliente de uma forma que ele possa expor o que procura no contato com a empresa.

Qual é a importância do briefing?

Saber o que é briefing e utilizar essa prática traz vantagens para ambos os lados de uma relação comercial, beneficiando tanto o cliente quanto a empresa responsável pelo projeto gráfico.

Em primeiro lugar, esse recurso é fundamental para colocar as ideias no lugar e visualizar de que maneira as expectativas da marca podem ser concretizadas na impressão do seu material.

Para além disso, trata-se de uma importante ferramenta para melhorar a comunicação com a marca que solicitou o projeto, já que consiste em um momento para conversar a respeito dos detalhes do produto final.

Assim, é mais fácil chegar a um resultado satisfatório, dispensando a necessidade de retrabalho e até evitando que o material impresso não seja condizente com o que o cliente esperava.

Algumas das questões levantadas ao realizar o briefing envolvem detalhes sobre a identidade visual do cliente, o público ao qual o material é direcionado, quais são os objetivos do projeto, a quantidade de itens a serem produzidos e os melhores prazos para a entrega.

Entenda na prática o que é briefing

Afinal de contas, como o briefing pode ser aplicado?

Digamos que uma empresa esteja organizando um evento e, para isso, pretende imprimir crachás para a equipe responsável pela ocasião.

Ao entrar em contato com a gráfica, o briefing pode ser realizado por meio do levantamento de algumas informações, como:

  • O tipo de projeto a ser criado, ou seja, o crachá para o evento,
  • Em que contexto ele será utilizado,
  • O perfil da empresa, como se apresenta para o público,
  • Elementos da identidade visual da marca que podem ser incorporados no projeto,
  • O orçamento disponível para a produção do material,
  • Prazos para a entrega.

No entanto, cabe notar que esse é um roteiro básico e o briefing de cada empresa pode variar, já que para alguns projetos pode ser interessante questionar qual a postura da marca no mercado, quais são seus valores e o público a quem o material é destinado.

Gostou de saber o que é briefing? Acesse o blog da PrintStore e leia mais conteúdos relacionados!