Importância da identidade visual: como e onde aplicá-la
Você conhece a importância da identidade visual? Saiba mais sobre como o investimento nesse elemento pode ajudar o seu negócio.
Toda marca que quer crescer e atrair mais clientes precisa estar ciente da importância da identidade visual para construir uma atuação consistente e conquistar o público.
O consumidor se depara diariamente com diversas empresas e estabelecimentos, seja em uma ida ao mercado ou no caminho para o trabalho.
Pensar no aspecto visual do seu negócio é pensar também na impressão que ele passará ao público, podendo favorecer o desempenho do seu empreendimento.
Neste post, falaremos sobre a importância da identidade visual e como você pode aplicá-la ao contexto da sua empresa. Confira!
Qual a importância da identidade visual?
A importância da identidade visual vai muito além de apresentar uma boa imagem ao consumidor.
Planejar o aspecto visual da empresa permite deixar uma impressão marcante no seu público, de modo que o negócio seja lembrado a partir de uma cor ou símbolo utilizado na elaboração da identidade.
A partir de fatores simples, como as cores, as fontes, uma logo bem produzida e algum tipo de elemento gráfico, é possível criar uma aparência mais profissional e que traga destaque para o seu empreendimento em meio aos demais.
Além disso, a importância da identidade visual pode ser observada também ao marcar o posicionamento de uma marca, pois demonstra se a empresa atua de forma mais séria e profissional ou descontraída e próxima dos clientes.
Cores mais neutras, por exemplo, são indicadas para empreendimentos que precisam se comunicar em um tom mais sério, a exemplo de escritórios e consultórios.
Já empresas que trabalham com o público de modo mais direto, desenvolvendo uma interação mais descontraída com o consumidor, podem se beneficiar com o uso de tons mais vibrantes, que trazem leveza para a imagem da empresa.
Existe diferença entre identidade visual, marca e branding?
Embora a identidade visual seja de grande importância, ela pode ser confundida com outros termos relevantes para o planejamento de um negócio.
A marca, por exemplo, é um conceito mais abrangente, que corresponde a todos os fatores envolvidos no posicionamento de um empreendimento, desde o tom da sua comunicação até sua missão e seus valores.
Pode ser compreendida também, em meios mais específicos, como um termo equivalente ao de logotipo.
O branding, por outro lado, é o processo de planejamento em si, que envolve a criação de estratégias para gerar o crescimento da empresa.
A identidade visual, por fim, difere desses conceitos, pois se refere à utilização de elementos gráficos para distinguir a empresa das demais, a partir de recursos como cores, ilustrações e tipografia.
Onde e como aplicar a identidade visual?
Se você já compreendeu a importância da identidade visual, deve estar se perguntando como aplicá-la no dia a dia da empresa.
É importante que o conjunto de elementos escolhidos esteja presente no negócio e no contato com os clientes de forma rotineira.
Assim, é possível utilizar itens de papelaria personalizados que contenham a identidade visual da marca, inserindo-a no dia a dia da empresa de forma prática e eficiente.
Além disso, você pode investir em brindes corporativos, que levem os elementos visuais do seu negócio para o consumidor.
Gostou de conhecer a importância da identidade visual? Aproveite para conferir outros posts relacionados em nosso blog.
Para mais informações sobre nossos produtos e serviços, entre em contato com a PrintStore.