Imagem de destaque do post Dicas para planejar um projeto gráfico incrível Imagem de destaque do post Dicas para planejar um projeto gráfico incrível

Dicas para planejar um projeto gráfico incrível

Quer algumas dicas para elaborar um projeto gráfico incrível e dar mais valor e qualidade ao seu material impresso? Confira aqui.

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

O planejamento de um projeto gráfico é uma etapa indispensável e fundamental na criação e produção de um material impresso, afinal, trata-se de um conjunto de elementos que impactam na experiência da leitura.

Seja um panfleto, fôlder, apostila, revista ou livro, entre outros impressos, detalhes como o tipo de papel, a fonte e tamanho da letra, as tonalidades e mesmo o posicionamento dos textos e das imagens são fatores determinantes na composição da comunicação visual.

O fato é que todo o design gráfico pode influenciar diretamente na apresentação do material impresso, tornando-o mais atrativo visualmente e impactando na forma como a mensagem é transmitida e como o público a recebe.

Ou seja, se o produto tiver uma “cara atraente”, conteúdos bem organizados e qualidade, as chances dele ser lido são bem maiores.

Destacamos que, segundo matéria publicada no Estadão, 38% do público infantil, por exemplo, escolhem o livro pela capa e, para os leitores em geral, a boa linguagem escrita e visual é fator decisivo para uma excelente experiência de leitura, nos diversos produtos impressos.

Quer saber como planejar um projeto gráfico incrível e tornar o seu material impresso mais atrativo? Continue a leitura abaixo e confira algumas dicas!

Dicas infalíveis para criar um projeto gráfico incrível

Especialmente falando de materiais impressos, podemos dizer que o projeto gráfico é a parte arquitetônica do produto.

É esse designer que dará ao leitor toda a orientação do que ele irá ver e ler no livro, na apostila, na revista, no catálogo e, evidentemente, transmitir a mensagem desejada.

Por isso, para planejar um projeto gráfico incrível você precisa:

Atentar-se ao briefing

Lembre-se que o projeto gráfico deve envolver cada espaço que o leitor percorrerá em toda a obra, por isso ele precisa promover fluência e clareza na leitura.

Para um projeto, você também precisa definir prazo e orçamento, além de necessitar conhecer o perfil, a necessidade e a expectativa do público no qual ele será direcionado.

Logo, o briefing é o primeiro passo para a sua elaboração.

Buscar inspirações

Lembre-se que o projeto gráfico tem o importante papel de ajudar a mostrar todo o potencial do material impresso, atraindo o leitor para a leitura do livro, revista, catálogo, etc.

Uma dica para torná-lo incrível é realizar pesquisas tanto de mercado, conhecendo exemplos de sucesso, como de comportamento, para se inspirar e desenvolver algo inovador, que promova experiências únicas no seu público e estimule a leitura.

Fazer brainstorming

Agora é hora de reunir todas as informações obtidas nas dicas um e dois e fazer um brainstorming, para explorar a sua capacidade criativa.

Nessa hora, é importante definir imagens, cores, fontes e demais elementos visuais que falem o mesmo tom do seu público e consigam transmitir a mensagem pretendida.

Identificar o melhor formato para o material

Apesar de toda a força do conteúdo digital, o material impresso continua sendo uma tendência das estratégias de marketing das empresas.

Para você saber, segundo publicação da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), 82% dos internautas americanos confiam mais nas informações das publicidades impressas do que as publicadas nos ambientes digitais.

Por isso, se você deseja alcançar especialmente o seu consumidor, uma dica para criar um projeto gráfico incrível e eficiente é escolher o melhor formato de material impresso, que pode ser:

  • Banner;
  • Outdoor;
  • Catálogo;
  • Folder;
  • Revista;
  • Flyer.

É válido lembrar que os diversos tipos de formatos impressos influenciam diretamente na experiência do público e na forma como se transmite a mensagem desejada.

Investir em rascunhos e protótipos

Antes de definir o melhor projeto gráfico, faça testes com rascunhos e protótipos.

Somente os rascunhos e testes de impressão certificarão se a fonte, o tamanho, as tonalidades, as imagens e o conjunto atingem o objetivo e falam a mesma língua do seu público.

Essa etapa do projeto é fundamental para reduzir custos, evitar erros e desperdícios.

Aqui na PrintStore, transformamos o protótipo do seu livro ou projeto gráfico em realidade!

A PrintStore destaca-se por sua dedicação à excelência na produção gráfica, oferecendo um serviço incomparável que vai além da simples impressão. Nosso compromisso com a qualidade e eficiência é evidenciado pela nossa prática de criar protótipos e rascunhos detalhados de livros e projetos gráficos antes da produção em larga escala.

Entendemos a importância de um gabarito sólido e preciso para garantir a máxima qualidade na reprodução final. Ao optar pela PrintStore, você não apenas recebe um produto impresso, mas também a tranquilidade de saber que cada detalhe foi minuciosamente verificado e aprovado durante a fase de prototipagem.

Por isso, conte conosco para criar materiais gráficos impressionantes, desde cartazes a catálogos informativos, crachás personalizados e certificados, oferecemos uma ampla variedade de opções, incluindo encartes de ofertas, folhetos, folders informativos, flyers, revistas, apostilas e entre outros informativos.

Além disso, também cuidamos de detalhes como etiquetas, blocos personalizados, displays de papel, cardápios atrativos, agendas, cadernos, calendários personalizados e blocos de notas.

Entre em contato com a nossa equipe! Somos a escolha certa para transformar suas ideias em peças gráficas de qualidade. Vamos criar juntos algo extraordinário para a sua marca!