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O que é um folder e como aproveitar ao máximo este material

Entenda como utilizar o folder como parte de uma estratégia de marketing para alavancar o seu negócio. Leia o artigo completo!

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O folder é um material determinante para divulgar produtos e serviços, além de ser uma ótima ferramenta para prospectar novos clientes para sua empresa.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender o que é um folder, a importância desse material e também mostrar como desenvolvê-lo de maneira assertiva. Siga a leitura e descubra!

Afinal, o que é um folder?

O folder é um documento impresso que contém informações sobre determinado produto, marca ou empresa, podendo ser usado para cunho comercial ou institucional.

A origem do nome vem da palavra "fold", que significa "dobrar", e apesar de ser muitas vezes confundido com o flyer ou panfleto, o folder traz algumas diferenças, em especial as dobras, as quais garantem mais espaço para incluir informações e ilustrações sobre a marca ou produto.

Outra diferença relevante, é que o folder contém mais informações que os demais, sendo utilizado para conteúdos mais extensos. Ainda, destaca-se o fato de que ele oferece um impressão de maior qualidade quando comparado aos flyers e panfletos, agregando mais valor à marca e ao conteúdo.

O folder não possui um formato único ou padrão, podendo ser criado em variados tamanhos, e até mesmo contar com recortes especiais, permitindo explorar a ferramenta com muita criatividade.

Quando usar um folder e qual a sua importância?

Ele é o material responsável por divulgar uma empresa, produto ou marca e passar as informações para o público-alvo de maneira clara, objetiva e prática.

Por ser uma ferramenta de valor agregado, inclusive pelo nível de informação, deverá obter melhores resultados quando usado com foco no público que já teve algum contato com a marca e deseja saber mais sobre ela ou quando a empresa consegue manter um diálogo com a pessoa de interesse.

Trata-se de uma estratégia capaz de transmitir o valor da marca e expor seus principais diferenciais. O folder possibilita uma apresentação mais extensa, e além da informação em si, irá expor a identidade visual e mostrar o comprometimento, seriedade e autoridade do negócio que está promovendo.

Confira no link a seguir 3 motivos para você investir no material.

Agora que você já sabe o que é um folder, confira como montar um folder e obter todos estes benefícios!

Como montar um folder?

De maneira geral, um folder precisa unir bons elementos e aspectos visuais com textos de qualidade sobre o produto ou serviço que a empresa está oferecendo. Para alcançar bons resultados é preciso pensar nele de forma estratégica, tendo em mente algumas questões, como as citadas a seguir.

Objetivo

Para começar, entenda qual é o objetivo da criação de um folder, ele será parte de uma estratégia comercial ou institucional? O que ele precisa trazer de retorno para empresa e como esse retorno pode ser medido?

Para otimizar seu resultado no investimento na produção de folder personalizado, lembre-se que o material deverá ser parte de um plano maior de marketing, auxiliando em questões específicas e sendo usado nos momentos certos e da forma certa.

Público-alvo

Uma vez definido quais são as metas e objetivos para a criação do material, é preciso definir qual público irá te ajudar a alcançá-lo. Por vezes o objetivo pode ser o próprio público-alvo, como por exemplo, quando você está tentando alcançar um novo nicho de mercado.

Mas o público também pode ser apenas uma ferramenta em sua estratégia de marketing. De qualquer forma, é preciso entender como se comunicar com o público-alvo, qual a sua persona e traçar estratégias condizentes com a sua realidade.

Mensagem

Você já sabe que resultado deseja alcançar e com quem está se comunicando, agora, você precisará definir qual mensagem irá utilizar para se comunicar com o público escolhido.

Qual informação você precisa que ele receba e como este material irá apresentá-la? Pense de maneira diferenciada e use a criatividade para tornar este material ainda mais atrativo e marcante para aquele que irá recebê-lo.

Layout

Uma vez compreendido o público-alvo e a mensagem que será transmitida, é preciso pensar em cores, formatos e fontes que sejam condizentes com a marca / empresa.

De preferência, evite cores que possam contrastar e atrapalhar a visão do leitor. Opte por elementos e cores harmônicas, que possam dar um bom aspecto visual para o material.

Quanto ao texto, priorize as informações mais importantes, criando frases e parágrafos que sejam curtos e objetivos.

Para que esse material atraia a atenção do público e possa trazer novos clientes, o folder precisa possuir um bom layout / diagramação e utilizar imagens com boa resolução.

Impressão

Por fim, para que os pontos mencionados acima sejam alcançados é imprescindível que ele seja impresso de maneira qualificada e por uma gráfica especializada.

Outro ponto muito importante que precisa ser observado é a qualidade do papel que será utilizado na impressão, pois o tipo de papel impacta diretamente na credibilidade do produto ou serviço divulgado no folder.

E para que tudo isso proporcione uma peça realmente diferenciada, fique atento e escolha uma gráfica de qualidade para fazer a impressão do folder e deixar o material perfeito para divulgação da sua empresa.

Produza o seu folder com a PrintStore

A PrintStore produz folder 1 dobra personalizado, respeitando as necessidades de cada cliente, com os mais diversos acabamentos, cores e tamanhos, sempre com uma atenção especial para garantir a qualidade do produto final.

Você poderá escolher entre os tamanhos A3, A4, A5 e 30x10cm, e ainda definir qual o papel ideal para o seu material, entre as opções Sulfite 90g, Offset 180g, Couchê Fosco 170g e Couchê Fosco 300g.

Além disso, uma gráfica de qualidade como a PrintStore, pode fazer a impressão e ajudar sua empresa no processo de como produzir um folder.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e serviço de impressão digital sob demanda, produzimos diferentes materiais gráficos, como cartões de visitas, folder informativo e promocional, crachás, manuais técnicos, apostilas, caderno planner personalizado para empresas de diferentes segmentos do mercado, entre outros.

Agora que você já sabe o que é um folder e como produzi-lo da melhor forma, entre em contato com a gráfica sustentável PrintStore e faça já o seu orçamento!