Tipos de cardápios: veja qual o ideal para sua empresa
A comunicação visual é parte essencial da boa imagem de um estabelecimento. Saiba qual o papel dos diferentes tipos de cardápios nessa tarefa!
A comunicação visual é um elemento fundamental para todo negócio, tanto por carregar a identidade do empreendimento quanto por trazer informações mais objetivas e claras. Exemplo disso são os diferentes tipos de cardápio que um estabelecimento pode usar.
Contar com um material bem produzido e em um modelo que combine com a proposta do local faz toda a diferença na hora de atender um cliente, facilitando essa interação e trazendo uma experiência melhor para o consumidor.
Para saber mais sobre os diferentes tipos de cardápios e decidir qual combina mais com a sua empresa, continue a leitura!
Quais os tipos de cardápios existentes?
Engana-se quem pensa que a única função de um cardápio é informar quais os pratos oferecidos por um estabelecimento e o valor de cada um deles.
Na verdade, esse item tão comum é responsável também por carregar a imagem do empreendimento e auxiliar o cliente, proporcionando uma experiência mais positiva para o consumidor.
Por isso, é fundamental conhecer os tipos de cardápios disponíveis e decidir qual deles é o mais adequado para a sua empresa.
Cardápio de parede
Os cardápios de parede são aqueles que aproveitam o potencial oferecido por essa superfície que é tão pouco explorada por muitos empreendimentos.
De modo geral, as opções disponíveis para o cliente são escritas na própria parede ou então sobre um quadro bastante grande, que comporte todos os pratos e valores do local.
Essa é uma opção mais moderna e que não apresenta muitos custos para o estabelecimento e também pode ser muito bem aproveitada através da impressão de quadros personalizados.
Folheto
Entre os tipos de cardápios, há aqueles que são mais tradicionais, a exemplo do modelo de folheto, frequentemente encontrado em estabelecimentos.
Além de ser um item de fácil manuseio, também é possível deixar os produtos ainda mais chamativos através de imagens e fotografias bem produzidas dos principais pratos do cardápio, funcionando como uma propaganda impressa.
Prancheta
Uma alternativa bastante moderna e atual entre os tipos de cardápios é aquela que utiliza as pranchetas de madeira como apoio para o item.
Além de ter uma aparência bastante adequada para locais mais descontraídos, é possível fazer alterações no cardápio de forma tranquila, já que basta imprimir uma nova versão da folha e fixá-la na prancheta.
Assim, essa é uma ótima opção para estabelecimentos com esse tipo de imagem e proposta, além de consistir em uma opção bastante barata.
Minimalista
Já os empreendimentos que procuram criar uma imagem mais sofisticada do serviço que oferecem, atendendo a um público um pouco mais sério, podem se beneficiar com o uso de cardápios com design minimalista.
Nesse caso, o que importa são as informações transmitidas e um visual mais básico, com poucos elementos visuais na composição do produto e uma tipografia mais simples.
Digital
Não poderíamos falar dos tipos de cardápios utilizados atualmente sem mencionar aqueles que são feitos apenas em formato digital.
Com a inserção de tecnologias no dia a dia e cada vez mais praticidade no acesso a aparelhos eletrônicos, essa se tornou uma ótima opção para os estabelecimentos que desenvolvem uma atuação mais sustentável e moderna.
Apesar disso, pode ser importante manter esse modelo como uma alternativa ao cardápio tradicional, garantindo que todos os clientes tenham acesso a essas informações, mesmo que não tenham em mãos um aparelho eletrônico.
Agora que você já conhece os principais tipos de cardápio e pode identificar aquele que é o ideal para a sua empresa, aproveite para conhecer mais dos nossos produtos para empresas.
A PrintStore é uma gráfica sustentável que oferece impressão sob demanda e as melhores opções para sua empresa. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!