Marketing para instituições de ensino: por onde começar?
O marketing mudou muito ao longo dos últimos anos e, com a tecnologia, tornou-se possível criar estratégias para nichos cada vez mais específicos, principalmente nos meios digitais. Assim, surgiu o marketing para instituições de ensino.
Como o próprio nome sugere, ele tem foco na captação de novos alunos, na fidelização dos mais antigos e no posicionamento da instituição de ensino. Por meio dele, escolas, cursos e universidades têm adotado uma estratégia para se diferenciar diante da concorrência cada vez mais acirrada.
Graças ao surgimento do ensino a distância e das MOOCS (Massive Open Online Courses – cursos abertos online), que oferecem, até mesmo, bons cursos gratuitos, a adoção do marketing para instituições tornou-se necessária. Então, saiba por onde você deve começar. Acompanhe!
Afinal, por onde começar o marketing para instituições de ensino?
Busque boas fontes de aprendizado
Em primeiro lugar, é preciso entender bem como aplicá-lo, quais ferramentas devem ser utilizadas, quais processos são mais eficientes, entre outras coisas. O assunto é bem vasto e, algumas vezes, até complexo.
Por isso, mesmo que você tenha a intenção de buscar a ajuda de uma agência especializada, é preciso que saiba, ao menos, quais serviços solicitar.
Siga de perto quem tem experiência
Da mesma maneira que existem empresas que já conquistaram o sucesso utilizando o marketing para instituições de ensino, existem agências especializadas e experientes no assunto. Acompanhar de perto o que essas empresas estão fazendo, certamente, gerará bons insights que poderão ser acrescentados à sua estratégia.
Faça o seu planejamento
Depois de aprender o suficiente para começar sobre marketing de conteúdo para instituições de ensino, chegou a hora de estabelecer objetivos e indicadores de desempenho, definir o público desejado, entre outros detalhes básicos, porém, importantes para o direcionamento de suas campanhas.
Invista na presença digital da instituição
A maioria dos jovens em busca de ensino superior procura informações por meio da internet, e o mesmo ocorre com os pais de crianças em idade escolar, por isso, a presença digital se tornou obrigatória para um bom marketing para instituições de ensino.
Sendo assim, comece com um site institucional com informações relevantes sobre o estabelecimento e um blog agregado, já que o conteúdo do blog dará relevância para que seja encontrado por meio dos mecanismos de busca.
Além disso, também é interessante a criação de perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e onde mais o seu público estiver. Investir em campanhas de e-mail marketing e Inbound Marketing para instituições de ensino também é uma excelente opção.
Aposte no marketing tradicional
Embora a presença digital seja cada vez mais importante no marketing para instituições de ensino, as estratégias mais tradicionais não devem ser ignoradas, já que além de continuarem funcionando, tiveram seus resultados potencializados quando associadas às mídias digitais.
Um exemplo disso, é o investimento em kits com cadernos, canetas, blocos de anotações e outros brindes com a identidade visual da instituição de ensino que podem ser distribuídos para quem comparece ao estabelecimento para realizar a matrícula, ou mesmo, saber mais sobre os cursos. A distribuição dos kits, quando divulgada nas mídias digitais, servem como um estímulo a mais para que os alunos queiram conhecer a instituição.
Além disso, os folders, folhetos, catálogo de cursos e, até mesmo, as apostilas personalizadas para a instituição continuam gerando ótimos resultados, além de uma percepção de maior credibilidade e tradição ao estabelecimento de ensino.
Quais são os principais benefícios da estratégia?
Além de aproximar o estabelecimento de ensino dos seus alunos, promovendo uma comunicação mais direta com elas, o marketing para instituições de ensino também ajuda a conhecer melhor esse público e a entender suas expectativas e necessidades. Desse modo, torna-se capaz de atrair e fidelizar mais alunos.
Além disso, ao investir em marketing de conteúdo, por exemplo, o estabelecimento mostra sua autoridade nos assuntos relacionados à educação e, até mesmo, os diferenciais dos seus métodos pedagógicos, o que garante mais credibilidade e força para a marca.
Como você pôde ver ao longo deste post, o marketing para instituições de ensino se tornou obrigatório para o sucesso de um estabelecimento com foco na educação, e começar é bem mais simples do que parece. Basta associar o marketing digital ao tradicional e investir em materiais bem atrativos que divulguem a instituição.
E então, o que está esperando para colocar em prática o que acabou de aprender sobre marketing para instituições de ensino? Para isso, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!