Imagem de destaque do post Importância das capas para livros na venda e visibilidade de uma publicação Imagem de destaque do post Importância das capas para livros na venda e visibilidade de uma publicação

Importância das capas para livros na venda e visibilidade de uma publicação

Vai publicar a sua obra? Você precisa conhecer qual é o papel das capas para livros na venda e visibilidade da sua publicação. Leia aqui.

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

A criação das capas para livros é uma das mais importantes etapas antes da publicação, afinal, a velha máxima de que a primeira impressão é a que fica, funciona e muito na hora de atrair o público para a sua obra.

O autor deve considerar que a capa é o primeiro contato visual e a primeira experiência sensorial do leitor com o livro, logo, é um elemento de marketing.

Conforme dados da 5ª edição do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil, realizado pelo Instituto Pró-livro (IPL), em parceria com o Itaú Cultural, 29% das crianças entre 5 e 10 anos são influenciadas pela capa do livro na hora de escolhê-los para leitura e compra.

Até porque, muito provavelmente todos nós já compramos livros movidos pelas sensações que a capa nos proporcionou.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e confira a importância das capas para livros na venda e visibilidade da sua publicação.

Qual o papel das capas para livros na visibilidade de uma publicação?

Pode-se dizer que as capas para livros exercem o papel da carteira de identidade de uma obra.

Afinal, como já dissemos, ela é a primeira experiência visual que o público terá com o livro, por isso, deve ter visibilidade, atrair a atenção e gerar uma conexão com o leitor.

Também é a primeira experiência sensorial, por isso a sensação que a capa desperta levará o leitor a pegar o livro, ler a sinopse, folhear as páginas e se interessar pela obra, ou simplesmente ignorá-la.

Logo, o papel das capas para livro é:

  • Dar maior visibilidade ao produto;
  • Atrair a atenção para a experiência sensorial;
  • Despertar o interesse para a leitura;
  • Provocar a compra.

Capas para livros: os elementos que mais atraem os leitores

Ao idealizar as capas para livros é preciso considerar que elas devem seduzir o leitor e transmitir a essência do conteúdo.

Para isso, todos os elementos da sua composição devem ser trabalhados a favor da obra e estarem harmonizados com o tema, a linguagem usada, o gênero do livro e até mesmo com o perfil do seu público-alvo.

Mas, afinal, quais são os principais elementos para construir capas de livros atrativas para o leitor e, consequentemente, estimular a venda? São eles:

Imagem de capa

Quando se fala em capas para livros, um dos primeiros pensamentos é o título da obra e a imagem que o representará.

A imagem é um dos elementos visuais mais importantes para atrair a atenção, transmitir a mensagem e promover boas sensações.

Sem contar que ela conecta o leitor com o enredo em todo o processo de leitura.

Por isso, precisa estar harmonizada com o gênero e conteúdo do livro e também com o perfil do leitor.

Ilustrações, por exemplo, são um dos elementos que mais chamam a atenção das crianças nos livros infantis.

Cores e fontes

Cores e fontes são elementos que fazem a diferença na hora de planejar as capas para livros e elas precisam estar em conformidade com o gênero literário e o público-alvo.

Tons escuros são bem atrativos para quem gosta de mistérios e terror, por exemplo. Já uma capa preta pode dar um toque elegante a um romance.

O verde pode cair muito bem em livros sobre plantas, saúde, jardinagem ou sustentabilidade, já a cores vibrantes e alegres são as preferidas das crianças.

Quanto às fontes, escolha uma que proporcione facilidade na leitura, Times New Roman e Arial estão entre as mais populares.

Já para os livros infantis, destacam-se a Baskerville, Garamond ou Times New Roman.

Consistência com o conteúdo

Não sobrecarregue a capa do seu livro. Além dos elementos visuais, coloque nela apenas as informações que julgar estratégicas para atrair a atenção do leitor, como o:

  • Título,
  • Subtítulo,
  • Nome do autor.

Na contracapa, ou se preferir na orelha, insira a sinopse da sua publicação. De forma simples, objetiva e atrativa para despertar o interesse do leitor para o conteúdo.

Por último, lembre-se que a escolha do material e a qualidade da impressão é que vão complementar a experiência visual e sensorial do seu leitor.

Agora que você já sabe a importância das capas para livros na venda do seu livro e como atrair maior visibilidade para sua publicação, conheça o trabalho de impressão da PrintStore, uma empresa que oferece soluções e serviços de qualidade a editoras e autores!

Somos uma gráfica sustentável com mais de 25 anos de experiência que atende todo o Brasil. Entre em contato e confira mais artigos relacionados em nosso blog!