Estamos em recesso de 22/12/2025 a 05/01/2025. Boas festas!
Imagem de destaque do post Entenda por que você deveria apostar no mercado de livros infantis Imagem de destaque do post Entenda por que você deveria apostar no mercado de livros infantis

Entenda por que você deveria apostar no mercado de livros infantis

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

O mercado editorial tende a apresentar variações de acordo com o tipo de literatura e o ambiente econômico. Atualmente, os números apontam para um crescimento do mercado de livros infantis.

Segundo dados da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, de 2018 — ano-base 2017, efetuada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica – (Fipe) —, a literatura infantil lidera a lista de obras produzidas no Brasil.

Neste artigo, vamos comentar sobre a importância do setor de livros infantis, os desafios e dificuldades desse mercado e os motivos pelos quais investir nesse nicho. Boa leitura!

A importância do mercado de livros infantis

O hábito de leitura é fundamental na formação do indivíduo e, quando estimulado na infância, ajuda a despertar o senso crítico, além de auxiliar no aprendizado. A base do pensamento forma a linguagem e os livros fornecem às crianças os elementos essenciais para o desenvolvimento do vocabulário e da imaginação.

Embora as obras infantis ocupem uma posição de destaque no mercado editorial, elas representam uma pequena fatia do nicho no país — cerca de 3%. Nesse sentido, podemos afirmar que há um enorme potencial de crescimento para esse tipo de literatura no Brasil, mas que oferece alguns desafios e dificuldades.

Os desafios e as dificuldades do mercado editorial

O fim das compras governamentais de livros infantis (em 2015) alterou a lógica do mercado, reduzindo muito o potencial de demanda. Durante esse tempo, a maioria das editoras cresceu à margem das livrarias, com as chamadas compras espontâneas.

Também devemos somar a esses fatos a crise financeira do país, que atingiu todos os setores da economia. São vários os desafios, entretanto, os momentos de crise também são oportunidades para a redefinição de caminhos.

Mas, a despeito das dificuldades, ao longo do tempo, a edição do livro infantil se transformou em um negócio rentável, pelo qual grandes grupos internacionais brigam por uma fatia de mercado, com base em fortes estratégias.

Os motivos para investir no mercado de livros infantis

Uma das estratégias que as editoras estão utilizando é a publicação de livros que permitem a interação da criança com a história, muitas vezes, oferecendo a inserção do nome do pequeno leitor e até a foto ao longo da história e na capa.

Essa forma de diferenciação em livros encanta as crianças, já que a identificação é muito maior, o que desperta e estimula a leitura e a concentração, aumentando o estreitamento da relação com o livro.

Além disso, as obras infantis que fazem sucesso estimulam sentimentos positivos, como a autoestima, a fé e a empatia. De olho na oportunidade que os livros personalizados apresentam, algumas editoras têm investido em inovação, com o objetivo de conquistar os pequenos leitores.

A importância de observar o comportamento do consumidor

Para garantir um bom investimento, é importante ficar atento ao mercado e observar o comportamento do consumidor. Um bom termômetro se encontra nas redes sociais, nas quais as mães e os pais costumam deixar comentários sobre a reação das crianças a determinados livros.

Além disso, é preciso buscar também por inovações para atender ao desejo do público e obter sucesso nas vendas.

Como vimos, o levantamento do mercado editorial aponta para um bom crescimento nas vendas de livros infantis. Grande parte desse sucesso se deve às publicações de obras personalizadas que permitem a interação e a identificação da criança com o enredo da história. Isso é um forte indicativo de que se trata de um bom nicho em que podemos apostar.

Gostou deste artigo sobre o mercado de livros infantis? Então, leia também outro post que publicamos em nosso blog e saiba mais sobre as questões do mercado de livros no Brasil e como preparar a sua editora para as tendências!

Leia também

Thumbnail do post Printstore marca presença na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre e reforça seu compromisso com o mercado literário

Printstore marca presença na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre e reforça seu compromisso com o mercado literário

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre encerrou com mais de 245 mil livros vendidos e público expressivo ao longo dos 17 dias. Foi novamente um cenário de encontros, cultura e valorização do livro. E, neste ano, a Printstore esteve presente de forma ativa, reforçando sua posição como parceira estratégica de autores, editoras e iniciativas literárias do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil.

Thumbnail do post Imprimir livro barato e com alta qualidade: veja como!

Imprimir livro barato e com alta qualidade: veja como!

Publicar um livro é um grande passo — seja para um autor independente, uma editora iniciante ou até para quem deseja eternizar uma história pessoal. Mas uma das maiores dúvidas que surgem nesse momento é: como imprimir livro barato sem perder qualidade? A boa notícia é que, com os avanços da tecnologia gráfica, isso se tornou totalmente possível. Hoje, é viável produzir exemplares com acabamento profissional, papel de alto padrão e impressão nítida, mesmo em pequenas quantidades e com ótimo custo-benefício. Tudo depende das escolhas certas — e da gráfica certa para realizar o seu projeto.

Thumbnail do post Cuidados ao lançar livro: como evitar armadilhas que podem arruinar seu lançamento

Cuidados ao lançar livro: como evitar armadilhas que podem arruinar seu lançamento

Lançar livro físico é o sonho da maioria dos escritores, mas o caminho entre a escrita e o lançamento pode ser cheio de armadilhas. A empolgação de ver a obra pronta muitas vezes leva o autor a agir por impulso e cometer erros que poderiam ser evitados com um pouco mais de planejamento. O objetivo deste artigo é mostrar como evitar os deslizes mais comuns na jornada de quem está lançando sua primeira obra, desde o planejamento até o momento de colocar o livro nas mãos dos leitores.