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4 dicas imperdíveis para melhorar a gestão de fornecedores da editora

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Como dependemos dos produtos e serviços de terceiros para entregarmos valor para os nossos clientes, a gestão de fornecedores deve integrar a lista de prioridades das editoras. Só assim, realizaremos um controle eficiente de custos e qualidade.

No entanto, a forma mais adequada de estruturar esse processo pode gerar dúvidas. Como a tecnologia modificou as atividades do setor, as boas práticas do passado podem não ser tão efetivas atualmente.

Neste conteúdo, trouxemos 4 dicas imperdíveis para ser mais eficiente e realizar uma gestão de fornecedores compatível com o mundo de hoje. Não deixe de conferir!

O que é e qual é a importância da gestão de fornecedores?

Consiste no planejamento, na execução, no monitoramento e no ajuste da aquisição de produtos e serviços pelo negócio com o objetivo de maximizar o valor obtido e minimizar os custos. Assim, a área é fundamental por diversos motivos:
  • evitar o descumprimento de contratos;
  • otimizar os gastos da empresa;
  • garantir a qualidade dos produtos e serviços;
  • identificar fornecedores capazes de suprir a demanda;
  • manter uma relação mutuamente vantajosa;
  • adquirir vantagens competitivas.
Trata-se, portanto, de um sistema com reflexos lá na ponta, na competitividade, na lucratividade e na satisfação dos clientes.

Quais são as melhores práticas?

Agora que você já entende a importância de uma boa gestão de fornecedores, é hora de focar nos cuidados necessários para que a editora consiga otimizar esse sistema. Logo abaixo, você encontrará 4 dicas que podem ser implementadas imediatamente.

1. Controle os processos regularmente

Defina o monitoramento dos contratos ativos com fornecedores, analisando custos, desperdícios, cumprimento de padrões de qualidade, agilidade e satisfação com a entrega realizada. Escolha uma pessoa ou um departamento responsável.

2. Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Procure entender as necessidades e expectativas dos fornecedores. O método pode ser entrevista, formulário de satisfação ou reunião, o importante é saber como gerar valor para os envolvidos e obter o retorno do investimento em uma relação mais sólida no longo prazo.

3. Entenda os valores envolvidos

Estude a cadeia de fornecimento da sua editora e faça projeções sobre os custos das opções disponíveis, escolhendo as mais vantajosas. Por exemplo, a tiragem do livro, a tecnologia, o acabamento e a impressão afetam os gastos e podem mudar com o surgimento de novos métodos e técnicas.

4. Direcione melhor os custos

Faça a alocação de recursos de modo estratégico. Um modelo de trabalho interessante, nesse sentido, é a framework S-C-Q, baseada no princípio de pirâmide, de Barbara Minto. Para identificar o problema nos custos, siga três passos:
  1. situação: descreva o cenário, como é o fornecimento da empresa e os custos envolvidos;
  2. complicação: analise as dificuldades e os desafios dessa cadeia de valor;
  3. questão: determine a questão-chave a ser abordada, considerando a perspectiva de criar uma estratégia de redução de custos.

Qual a importância da tecnologia na gestão de fornecedores?

As inovações podem contribuir para otimizar ainda mais os custos. Além dos softwares para executar e monitorar as atividades de gestão, é possível obter ganhos quando os fornecedores utilizam a tecnologia em seus processos.

Isso ocorre porque, além da automação de tarefas, as soluções de informática geram economia dos insumos em gráficas, transportadoras e outras partes responsáveis por produtos e serviços da cadeia de valor. Logo, trazem ganhos de eficiência para o setor de aquisição de produtos e serviços.

Então, agora que você já entende o que é gestão de fornecedores e conhece 4 práticas de referência para otimizar custos, incorpore também a tecnologia aos processos. Assim, os reflexos na competitividade, lucratividade e satisfação dos clientes serão potencializados.

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