Imagem de destaque do post Gestão de fornecedores: tornando a sua editora mais eficiente Imagem de destaque do post Gestão de fornecedores: tornando a sua editora mais eficiente

Gestão de fornecedores: tornando a sua editora mais eficiente

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

A gestão de fornecedores vai além do simples controle de prazos de entrega e de boas negociações de preços. Ela é, na verdade, o relacionamento mantido com seus fornecedores, e claro, a execução de todos os processos que ele engloba.

Uma boa gestão de fornecedores se torna uma vantagem competitiva para sua empresa, pois garante muito mais do que bons preços e condições de pagamento, mas também produtos e serviços diversificados e de boa qualidade sempre disponíveis para atender às demandas do seu negócio.

Ter uma boa relação com quem vende para a sua editora é tão importante quanto o relacionamento com os clientes dela. A gestão de fornecedores é uma área estratégica que não pode ser negligenciada de forma alguma. Por isso, criamos este post que o ajudará a tornar a sua mais eficiente. Confira!

Por onde começar uma gestão de fornecedores mais eficiente?

Para quem você prefere vender? Para o cliente chato, que desvaloriza o seu produto durante a negociação para conseguir melhores preços, compra esporadicamente e que ainda atrasa os pagamentos e fala mal de você? Ou para o cliente que planeja suas compras, fazendo-as com antecedência, que dá valor aos seus produtos, aos descontos e às facilidades que recebe, compra sempre, paga direitinho e ainda recomenda sua empresa para os amigos?

É claro que a segunda opção, certo? E pode apostar que o seu fornecedor daria a mesma resposta que você acabou de pensar. Por isso, ser um cliente como esse segundo exemplo citado é fundamental para uma boa gestão de fornecedores. Ou seja, para ter bons fornecedores, é preciso ser, antes, um bom cliente — o cliente que você gostaria de ter.

Outro ponto importante é manter o cadastro atualizado de todos os seus fornecedores, assim como o histórico de transações realizadas com eles sempre à mão. Isso porque nem sempre se decide uma compra somente pelo preço.

É preciso levar em conta também outros fatores, como o prazo de entrega, a qualidade, as formas de pagamento e, ainda, a sua frequência de compra com aquele fornecedor, afinal, basta pensar que você sempre acaba dando preferência de atendimento àqueles clientes que sabe que são fiéis a você, por isso, é importante demonstrar essa mesma fidelidade aos seus fornecedores.

Quais os benefícios de uma boa gestão de fornecedores?

Facilidade na negociação

Com o tempo e a frequência de compras, você adquire muito mais do que produtos, ganhando também a confiança, e, às vezes, até a amizade dos seus fornecedores e uma certa “intimidade” durante a negociação, que acaba facilitando a conquista de bons prazos e preços.

Redução de riscos

É muito mais garantido comprar de quem você conhece e sabe que entrega no prazo combinado e os produtos acordados. Além disso, caso haja algum problema, é muito mais fácil resolver com fornecedores que têm um bom relacionamento com você do que com os que você mal conhece.

Melhor direcionamento de recursos

Você pode ter vários fornecedores para os mesmos produtos, mas isso não significa que você tenha que comprar tudo de que precisa de uma vez em um mesmo fornecedor. É possível comprar cada item necessário para o seu estoque de um fornecedor diferente, de acordo com as condições que ele oferece. Isso também ajuda a manter uma boa frequência de compras com todos eles.

Como realizar uma boa avaliação dos fornecedores?

Na hora de avaliar os seus fornecedores, é preciso levar em conta alguns fatores, como preço, prazo de entrega, qualidade e atendimento. Por isso, é importante manter aquele cadastro do histórico de compras com os fornecedores com os quais a sua editora normalmente trabalha.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, a gestão de fornecedores é tão importante quanto o relacionamento com os clientes. Ela é uma parte estratégica da gestão da sua empresa e que influencia diretamente nas suas vendas e na lucratividade da editora.

E agora que você já entendeu a importância de ter boa gestão de fornecedores, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e deixar que seus amigos também saibam disso?

Fale com a PrintStore e veja como podemos lhe ajudar e ser o seu parceiro principal para impressão dos livros da sua Editora.