Imagem de destaque do post As vantagens e desvantagens da inteligência artificial para o mercado editorial Imagem de destaque do post As vantagens e desvantagens da inteligência artificial para o mercado editorial

As vantagens e desvantagens da inteligência artificial para o mercado editorial

Quais são as vantagens e desvantagens da inteligência artificial no mercado editorial? Leia nosso post e confira detalhes a esse respeito!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Não existem dúvidas que a tecnologia contribui com o mercado editorial, no entanto, quais são as vantagens e desvantagens da inteligência artificial nesse segmento?

Essa tecnologia, conhecida como IA, tem por objetivo possibilitar que máquinas, equipamentos e computadores pensem como os seres humanos, portanto, são sistemas que conseguem aprender, perceber e decidir.

Existem duas correntes de pensamentos a esse respeito, onde para alguns a IA irá facilitar a vida humana, quando equipamentos assumem as tarefas repetitivas e possibilitam melhor qualidade de vida para os humanos. Por outro lado, existem aqueles que acreditam que os robôs poderão assumir o controle e extinguir diversos postos de trabalho.

Neste post, apresentaremos as vantagens e desvantagens da inteligência artificial para o mercado editorial. Continue a leitura e conheça detalhes sobre o tema!

As vantagens e desvantagens da inteligência artificial para o mercado editorial

Esse assunto tem sido tema de discussões e análises no mercado editorial.

Um robô irá substituir os autores de livros, desenvolvendo tramas e situações que podem se transformar em best-sellers mundiais?

A partir da aprendizagem, uma das características do IA, esses robôs podem escrever obras utilizando o estilo de:

  • William Shakespeare;
  • Gabriel Garcia Marques;
  • Agatha Christie;
  • Cecília Meireles;
  • Paulo Coelho.

Diante dessas possibilidades, vamos conhecer as vantagens e desvantagens da inteligência artificial para esse setor. Veja abaixo:

Vantagens

A inteligência artificial já vem sendo utilizada em muitas empresas do universo editorial, com excelentes resultados, voltadas ao aprimoramento de suas atividades.

O marketing e publicidade são locais que já se aproveitam disso, bem como na produção de áudio-livros.

Exemplos que já se tornaram realidades nesse mercado são vistos na produção de capas de livros, criação de histórias infantis e emulação de vozes que imitam escritores renomados para produções em áudio.

Além disso, os autores utilizam ferramentas de IA como assistentes de redação, além da expansão de conceitos e o desenvolvimento de personagens.

Desvantagens

Quando se fala de desvantagens da inteligência artificial no mercado editorial, logo se imagina livros criados por máquinas.

Considerando que um robô escreva uma história que se passa em alguma comunidade do rio São Francisco, em pleno nordeste brasileiro, porém, com o estilo da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, de quem serão os direitos autorais?

Lembrando que a IA consegue, a partir de suas pesquisas nos bancos de dados espalhados pelo planeta, apresentar cenários muito interessantes dos ribeirinhos do São Francisco.

Também a partir do acesso às obras publicadas e aos conteúdos do blog de Malala, torna-se possível replicar o estilo de escrita e a forma com que essa jovem se comunica com o mundo.

Temos um sério problema que precisará ser discutido pelas editoras e deverá ser rigorosamente avaliado pelos tribunais.

Quais são os principais desafios do mercado com o avanço da IA?

Como se nota, a IA é uma tecnologia que toma proporções cada vez maiores e não há como conter o seu crescimento e a sua presença nas mais diversas áreas das atividades humanas.

Porém, casos como o apresentado, onde robôs podem desenvolver obras de acordo com estilos dos mais diversos autores, tendem a se transformar em grandes impasses jurídicos.

Alguns escritores já estão exigindo nos contratos o compromisso da editora de que essa tecnologia não tenha acesso aos conteúdos dos livros escritos por eles.

Temos que lembrar que basta que um conteúdo esteja armazenado em algum banco de dados em qualquer parte do globo para que essas informações possam ser capturadas, portanto, existe, além da vontade, um problema técnico a ser resolvido.

Nesse momento os debates já vem acontecendo e não existe ainda uma opinião única a esse respeito. No entanto, só o tempo e as experiências vividas é que permitirão uma conclusão a respeito de todas essas variáveis.

Agora que você conhece mais sobre as vantagens e desvantagens da inteligência artificial no mercado editorial, leia nosso post que apresenta a importância do editor de livros no desenvolvimento de uma obra!