Qualidade de impressão: como a certificação ISO 9001 atua em uma gráfica
A comunicação visual é considerada a melhor e mais eficiente forma de transmitir mensagens, por isso, a qualidade de impressão deve ser requisito número um para todo e qualquer material gráfico.
Ao buscar serviços que atendam as expectativas, o consumidor deve pesquisar se a gráfica possui o certificado ISO 9001.
Esse certificado é a garantia de que a empresa se preocupa com a gestão da qualidade e cumpre os procedimentos necessários para promovê-la.
Nesse post você vai saber como a certificação ISO 9001 atua em uma gráfica e porque ela é importante para ajudar a garantir a qualidade de impressão.
O que é uma certificação ISO 9001?
O ISO 9001 é uma norma internacional de padronização para um determinado serviço ou produto das mais diversas áreas, como, por exemplo, as produções gráficas.
Trata-se de um sistema de gestão da qualidade que tem o objetivo de ajudar o gestor a promover melhorias em todos os processos da produção.
Dessa forma, todo o sistema visa auxiliar a gestão de uma empresa no sentido de qualificar seus produtos, tendo como foco a satisfação do cliente.
Pode ser aplicado individualmente ou em consonância com outras normas que a empresa estabelece por achar necessárias para otimizar toda a gestão organizacional.
Quem pode receber essa certificação?
Toda empresa pública ou privada pode solicitar a certificação, mas para obtê-la é necessário cumprir uma série de requisitos.
São realizadas algumas auditorias para verificar se realmente a empresa cumpre com todos os critérios para garantir a qualidade, tratando de gráfica em relação à impressão.
Para isso, a gráfica precisa conhecer todos os tipos de impressão e oferecer soluções que atendam as necessidades do público com satisfação.
Os benefícios da ISO 9001 para empresa
De modo geral, a certificação ISO 9001 é uma ferramenta que padroniza os sistemas organizacionais, ajudando o gestor a melhorar todos os processos da empresa garantindo a evolução do empreendimento e a satisfação dos clientes.
O sistema permite ao gestor:
- identificar e corrigir os processos que considerar ineficaz,
- reduzir riscos que possam parar a produtividade e comprometer a qualidade,
- melhorar a relação com fornecedores,
- medir os resultados e a eficácia,
- garantir melhoria contínua,
- acompanhar a satisfação dos clientes.
A gestão de qualidade permite ainda uma padronização de processos, maior produtividade, além de agregar valor ao produto.
Os benefícios da ISO para o cliente
Com um sistema de gestão norteado pela ISO 9001, o cliente terá a garantia da eficácia dos sistemas de qualidade adotados pela empresa.
Em relação às gráficas, ele terá:
- produção mais ágil e eficiente nos serviços,
- processos e produtos mais inteligentes,
- redução de custos,
- excelência na qualidade de impressão,
- satisfação garantida.
A ISO 9001 ajudando a promover a qualidade gráfica
Hoje, mais de um milhão de empresas ao redor do mundo possuem a certificação ISO 9001 e a PrintStore é um delas.
A certificação veio garantir aos nossos clientes que temos um material impresso diferenciado, de alta qualidade e acabamento, a preços mais competitivos. Por esses motivos somos referência como gráfica digital.
Agora que você sabe como a ISO 9001 atua na melhoria dos serviços gráficos e na garantia da qualidade de impressão, visite nosso site e conheça nossas soluções para o seu negócio.