Hábito e consumo de livros no Brasil: afinal, o brasileiro está lendo mais?
A pesquisa Retratos da Leitura realizada pela 4º Bienal do Livro, em 2016, revelou que o consumo de livros no Brasil tem aumentado seu percentual de adeptos, passando de 50%, em 2011, para 56%, em 2016, o número de brasileiros que têm o hábito de leitura.
Além disso, dentre as diferentes opções de cultura, como cinema, teatro, exposições de arte, shows de música, espetáculos de dança e museus, o livro se tornou a preferência nacional: 37% das pessoas consultadas revelaram gostar mais de ler.
Não há dúvidas de que o consumo de livros no Brasil está aumentando, o que é uma ótima notícia, embora o dado de que 44% da população brasileira não se interessa por leitura seja uma informação alarmante.
Quer entender melhor o que está acontecendo com o consumo de livros no Brasil? Então, continue a leitura, entenda o porquê de os brasileiros não lerem mais, quais setores mais vendem e quais as tendências de leitura!
Como está o consumo de livros no Brasil?
O cruzamento das informações citadas acima com outras, como o quanto o brasileiro está disposto a pagar por um livro, revelou, ainda, que só não se lê mais no país por falta de dinheiro para investir na aquisição de livros, já que a população, hoje, está disposta a pagar menos por um livro do que estava em 2015.
Apesar disso, o painel de vendas de livros do Sindicato Nacional de Editoras de Livros (SNEL) demonstra, em seu levantamento mensal, que houve um aumento de 3,65% no volume de vendas, 5,37 % no valor movimentado e 1,66% no preço médio de livros em relação ao mesmo período do ano passado (outubro de 2017).
Quais os gêneros de livros mais vendidos?
O mesmo painel do SNEL revela também que os gêneros mais vendidos no Brasil são:
· não ficção especialista: 31,79%;
· não ficção trade: 24,87%;
· infantil, juvenil e educacional: 24,01%;
· ficção: 19,33%.
Do ano passado para cá, o gênero que apresentou maior aumento em pontos percentuais foi o infantil, juvenil e educacional, com 0,9 a mais.
Quais as tendências para consumo de livros no Brasil?
Como já foi dito, 44% da população brasileira ainda não é adepta à leitura, ou seja, há uma boa parcela do mercado ainda não explorada. As editoras jamais deixaram de vender para quem já tem o hábito de ler, e se elas conseguirem conquistar os que não têm, garantirão um crescimento sustentável nos próximos anos.
Como os dispositivos digitais de leitura influenciam o mercado?
Os dispositivos digitais ampliaram os formatos de comercialização dos livros. Hoje, existem a versão em e-book e a versão em áudio book da mesma obra que é vendida impressa na livraria. Ou seja, as tiragens precisam ser repensadas.
Um exemplo disso é o livro “Histórias de gente. Histórias da Gente”, que, durante a última bienal, teve uma tiragem de mil cópias para 70 mil vendidas digitalmente. Porém, a campanha digital impulsionou também as vendas dos livros físicos.
Como você pode ver ao longo deste post, o mercado de consumo de livros no brasil está mudando, aparentemente para melhor, pois, a cada ano, conquista mais adeptos à leitura, apesar da competição quase desleal com outras opções de cultura e entretenimento, como o Netflix.
E então, o que você acha dessa realidade do consumo de livros no Brasil? Comente abaixo e deixe a sua opinião!