Imagem de destaque do post O que é um folder e como aproveitar ao máximo este material Imagem de destaque do post O que é um folder e como aproveitar ao máximo este material

O que é um folder e como aproveitar ao máximo este material

Entenda como utilizar o folder como parte de uma estratégia de marketing para alavancar o seu negócio. Leia o artigo completo!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

O folder é um material determinante para divulgar produtos e serviços, além de ser uma ótima ferramenta para prospectar novos clientes para sua empresa.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender o que é um folder, a importância desse material e também mostrar como desenvolvê-lo de maneira assertiva. Siga a leitura e descubra!

Afinal, o que é um folder?

O folder é um documento impresso que contém informações sobre determinado produto, marca ou empresa, podendo ser usado para cunho comercial ou institucional.

A origem do nome vem da palavra "fold", que significa "dobrar", e apesar de ser muitas vezes confundido com o flyer ou panfleto, o folder traz algumas diferenças, em especial as dobras, as quais garantem mais espaço para incluir informações e ilustrações sobre a marca ou produto.

Outra diferença relevante, é que o folder contém mais informações que os demais, sendo utilizado para conteúdos mais extensos. Ainda, destaca-se o fato de que ele oferece um impressão de maior qualidade quando comparado aos flyers e panfletos, agregando mais valor à marca e ao conteúdo.

O folder não possui um formato único ou padrão, podendo ser criado em variados tamanhos, e até mesmo contar com recortes especiais, permitindo explorar a ferramenta com muita criatividade.

Quando usar um folder e qual a sua importância?

Ele é o material responsável por divulgar uma empresa, produto ou marca e passar as informações para o público-alvo de maneira clara, objetiva e prática.

Por ser uma ferramenta de valor agregado, inclusive pelo nível de informação, deverá obter melhores resultados quando usado com foco no público que já teve algum contato com a marca e deseja saber mais sobre ela ou quando a empresa consegue manter um diálogo com a pessoa de interesse.

Trata-se de uma estratégia capaz de transmitir o valor da marca e expor seus principais diferenciais. O folder possibilita uma apresentação mais extensa, e além da informação em si, irá expor a identidade visual e mostrar o comprometimento, seriedade e autoridade do negócio que está promovendo.

Confira no link a seguir 3 motivos para você investir no material.

Agora que você já sabe o que é um folder, confira como montar um folder e obter todos estes benefícios!

Como montar um folder?

De maneira geral, um folder precisa unir bons elementos e aspectos visuais com textos de qualidade sobre o produto ou serviço que a empresa está oferecendo. Para alcançar bons resultados é preciso pensar nele de forma estratégica, tendo em mente algumas questões, como as citadas a seguir.

Objetivo

Para começar, entenda qual é o objetivo da criação de um folder, ele será parte de uma estratégia comercial ou institucional? O que ele precisa trazer de retorno para empresa e como esse retorno pode ser medido?

Para otimizar seu resultado no investimento na produção de folder personalizado, lembre-se que o material deverá ser parte de um plano maior de marketing, auxiliando em questões específicas e sendo usado nos momentos certos e da forma certa.

Público-alvo

Uma vez definido quais são as metas e objetivos para a criação do material, é preciso definir qual público irá te ajudar a alcançá-lo. Por vezes o objetivo pode ser o próprio público-alvo, como por exemplo, quando você está tentando alcançar um novo nicho de mercado.

Mas o público também pode ser apenas uma ferramenta em sua estratégia de marketing. De qualquer forma, é preciso entender como se comunicar com o público-alvo, qual a sua persona e traçar estratégias condizentes com a sua realidade.

Mensagem

Você já sabe que resultado deseja alcançar e com quem está se comunicando, agora, você precisará definir qual mensagem irá utilizar para se comunicar com o público escolhido.

Qual informação você precisa que ele receba e como este material irá apresentá-la? Pense de maneira diferenciada e use a criatividade para tornar este material ainda mais atrativo e marcante para aquele que irá recebê-lo.

Layout

Uma vez compreendido o público-alvo e a mensagem que será transmitida, é preciso pensar em cores, formatos e fontes que sejam condizentes com a marca / empresa.

De preferência, evite cores que possam contrastar e atrapalhar a visão do leitor. Opte por elementos e cores harmônicas, que possam dar um bom aspecto visual para o material.

Quanto ao texto, priorize as informações mais importantes, criando frases e parágrafos que sejam curtos e objetivos.

Para que esse material atraia a atenção do público e possa trazer novos clientes, o folder precisa possuir um bom layout / diagramação e utilizar imagens com boa resolução.

Impressão

Por fim, para que os pontos mencionados acima sejam alcançados é imprescindível que ele seja impresso de maneira qualificada e por uma gráfica especializada.

Outro ponto muito importante que precisa ser observado é a qualidade do papel que será utilizado na impressão, pois o tipo de papel impacta diretamente na credibilidade do produto ou serviço divulgado no folder.

E para que tudo isso proporcione uma peça realmente diferenciada, fique atento e escolha uma gráfica de qualidade para fazer a impressão do folder e deixar o material perfeito para divulgação da sua empresa.

Produza o seu folder com a PrintStore

A PrintStore produz folder 1 dobra personalizado, respeitando as necessidades de cada cliente, com os mais diversos acabamentos, cores e tamanhos, sempre com uma atenção especial para garantir a qualidade do produto final.

Você poderá escolher entre os tamanhos A3, A4, A5 e 30x10cm, e ainda definir qual o papel ideal para o seu material, entre as opções Sulfite 90g, Offset 180g, Couchê Fosco 170g e Couchê Fosco 300g.

Além disso, uma gráfica de qualidade como a PrintStore, pode fazer a impressão e ajudar sua empresa no processo de como produzir um folder.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e serviço de impressão digital sob demanda, produzimos diferentes materiais gráficos, como cartões de visitas, folder informativo e promocional, crachás, manuais técnicos, apostilas, caderno planner personalizado para empresas de diferentes segmentos do mercado, entre outros.

Agora que você já sabe o que é um folder e como produzi-lo da melhor forma, entre em contato com a gráfica sustentável PrintStore e faça já o seu orçamento!

Leia também

Thumbnail do post 5 dicas práticas para criar seu próprio livro estilo Bobbie Goods

5 dicas práticas para criar seu próprio livro estilo Bobbie Goods

Criar Bobbie Goods é uma forma criativa e divertida de transformar suas ideias em produtos únicos e personalizados. Seja para presentear a família e amigos ou para comercializar, a criação de um livro no estilo bobbie goods conta com detalhes que precisam de atenção para garantir um resultado com muita qualidade.

Thumbnail do post Como publicar um livro por conta própria: guia completo para escritor iniciante

Como publicar um livro por conta própria: guia completo para escritor iniciante

Neste guia, você vai aprender como fazer uma publicação independente através de um passo a passo para transformar suas ideias em um livro impresso de verdade. A publicação de livros por conta própria tem se tornado a escolha de milhares de autores no Brasil e no mundo, pois proporciona mais facilidades e autonomia aos escritores iniciantes.

Thumbnail do post Chegou a hora de imprimir seus quadrinhos, mangás e comics!

Chegou a hora de imprimir seus quadrinhos, mangás e comics!

Se você quer imprimir mangá, comics ou quadrinhos com qualidade profissional, este guia vai ajudar você a escolher a melhor gráfica, formato, papel e tiragem ideal. Descubra como a impressão digital garante cores vibrantes, acabamento impecável e produção sob demanda, valorizando sua obra e tornando seu projeto único.