Paleta de cores: como usar a psicologia das cores na diagramação de um livro?
Está procurando a melhor paleta de cores para a diagramação do seu livro? Saiba como a psicologia das cores pode ajudar nessa tarefa!
A paleta de cores escolhida para a diagramação de um livro pode ter mais impacto sobre os leitores do que você pensa.
A escolha das tonalidades que farão parte da capa de uma obra, por exemplo, vai muito além de encontrar cores chamativas, que prendam a atenção do consumidor.
Diferentes tons transmitem mensagens e emoções distintas, o que significa que é preciso conhecê-los mais a fundo e entender o que os elementos visuais do seu livro estão dizendo ao leitor, para garantir que estejam de acordo com o que você deseja transmitir.
Para entender o impacto da paleta de cores na diagramação de um livro, continue a leitura e confira algumas dicas de como usar a psicologia das cores nesse processo!
Como a paleta de cores afeta as emoções e os sentimentos do leitor?
Ainda que você nunca tenha parado para pensar sobre o assunto, você certamente já foi impactado pelo uso das cores em um material gráfico.
Uma capa de livro com fundo preto, por exemplo, não passa a impressão de que a obra é leve, alegre e divertida, certo? Isso acontece porque essa cor nos remete a ideias como a seriedade ou até mesmo temas sombrios, dependendo dos elementos que a acompanham.
A psicologia das cores é conhecida por trabalhar com isso, identificando o que diferentes tonalidades podem despertar nos seres humanos.
O vermelho, por exemplo, pode ser ideal para histórias com temáticas mais intensas, sejam elas mais sangrentas ou cheias de paixão.
Já o branco, ou tons claros de azul, podem nos remeter à tranquilidade, ao bem-estar e ao equilíbrio, sendo uma boa opção para histórias mais tranquilas ou até mesmo livros de autoajuda.
Essa última categoria também pode ir muito bem com uma paleta de cores alegre e quente, com tons de amarelo e laranja que deem uma sensação de felicidade ao leitor.
Associações como essas são feitas a todo momento, seja ao ver uma capa de livro ou ao se deparar com a identidade visual de uma empresa. Afinal, a comunicação visual possui uma longa história e é natural que esse tipo de relação se estabeleça ao longo do tempo, relacionando determinados sentimentos a cores específicas.
3 maneiras de usar a paleta de cores na diagramação de um livro
Mas, afinal, como utilizar essas relações para escolher a melhor paleta de cores na diagramação do seu livro? Confira algumas dicas:
1.Elabore uma estratégia de estímulos
Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o seu público-alvo e refletir sobre as emoções que você deseja despertar nele durante a leitura.
Por exemplo, se você estiver lidando com um público mais sério e profissional, não adianta apostar em tons vivos e vibrantes somente para chamar a sua atenção.
Assim, entender o que seus leitores procuram é um jeito eficiente de investir nos estímulos certos, criando uma estratégia que ajude a conduzi-los do descobrimento à leitura da obra.
2.Tome cuidados com excessos
Lembre-se de que também não é preciso exagerar.
Por exemplo, se você deseja transmitir alegria ao diagramar o seu livro, não há necessidade de utilizar uma paleta de cores baseada somente em tons como amarelo, laranja e outros tons muito vibrantes.
Um bom contraste com outras tonalidades pode ajudar a deixar tudo mais equilibrado, sem gerar um estímulo exagerado e cansativo sobre o leitor.
3.Preze pela harmonia de cores
Ao escolher a paleta de cores da sua obra, lembre-se de prezar pela harmonia, utilizando tons complementares, por exemplo, para que o conjunto visual se torne mais agradável e atraente para o seu consumidor.
Para saber mais sobre o processo de produção de uma obra, continue aqui no blog da PrintStore e saiba o que é um manuscrito e quais os cuidados ao enviá-lo para editoras!
E para entender mais sobre o uso da psicologia das cores na diagramação de livros, entre em contato conosco!