Imagem de destaque do post O que é moodboard e as vantagens de utilizar em projetos Imagem de destaque do post O que é moodboard e as vantagens de utilizar em projetos

O que é moodboard e as vantagens de utilizar em projetos

Você já ouviu falar no que é moodboard? Leia nosso post e saiba mais sobre quais são as vantagens dessa estratégia para o seu projeto!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Você sabe o que é Moodboard? Essa ferramenta é muito conhecida na área do design, mas pode trazer benefícios a qualquer pessoa ou empresa que procura mais organização e planejamento.

Há algum tempo, ele tem virado um item muito querido tanto em ambientes corporativos, para definir princípios e objetivos de um empreendimento, quanto em planejamentos pessoais.

Para saber mais sobre o que é moodboard e qual é a sua importância para o desenvolvimento de um projeto, continue a leitura do nosso post!

O que é moodboard?

Se você não sabe o que é moodboard, talvez já tenha ouvido algum de seus outros nomes, como quadro de humor ou painel semântico.

Trata-se de uma estratégia para definir as diretrizes de um projeto a partir da procura por recursos visuais que representem os princípios que guiam o processo.

Assim, a montagem dele se dá através da coleta de diversas imagens que são posteriormente reunidas em um painel.

Quais as vantagens?

Saber o que é moodboard e colocá-lo em prática traz diversas vantagens para a constituição de um projeto.

Um dos principais benefícios, quando utilizado por empresas, é o alinhamento dos membros de uma equipe, uma vez que é possível visualizar o que cada um imagina e tem como princípio.

Assim, torna-se mais fácil solucionar divergências nas concepções dos envolvidos na realização do projeto.

Além disso, esse é um bom método para colocar as ideias iniciais em ordem e definir os aspectos principais da proposta.

Afinal, é comum que ocorram alterações ao longo do projeto, a partir da chegada de novas sugestões e colaborações, e manter a organização ao longo do processo pode ser o grande diferencial para que você consiga concluí-lo com sucesso.

Dessa maneira, compreender o que é moodboard e aplicar essa estratégia pode auxiliar não apenas no planejamento da proposta, mas também em sua execução, garantindo que tudo estará em ordem e alinhado com todos os membros da equipe.

Trata-se, portanto, de uma técnica que contribui para a produtividade de um time e traz melhores resultados.

No contexto empresarial, pode ser usado para:

  • Construir coleções de moda,
  • Inspirar a criação de identidade visual,
  • Escolher uma nova paleta de cores de uma marca,
  • Entender o posicionamento visual de uma empresa e a quais elementos ela remete,
  • Validar uma ideia com um cliente.

Saiba mais sobre: Por que investir em bloco de notas personalizado para empresas?

Como fazer um moodboard?

Agora que você já sabe o que é moodboard e quais são algumas de suas vantagens, resta saber como colocá-lo em prática no desenvolvimento dos seus projetos.

O painel pode ser montado de maneira física ou digital, conforme aquilo que for mais prático e atenda melhor aos objetivos e as necessidades da sua empresa.

Em um time híbrido, por exemplo, a versão digital faz mais sentido para a interação de todos.

Já em negócios que contam com colaboradores presenciais, o impresso permite interagir mais facilmente e pode ser colocado em um local estratégico para que todos da equipe estejam em sinergia e lembrem do projeto.

Escolhido isso, vamos para a prática?!

Para começar, é importante pensar nos pontos mais relevantes para a identidade da marca, proposta ou pessoa a quem o painel é destinado.

Um bom elemento para ser estabelecido ao início do processo são as cores que serão utilizadas no restante do quadro, pois elas ajudam a determinar as imagens que serão acrescentadas ao painel e, assim, trazer uma identidade visual mais clara.

Para isso, pense não apenas na questão estética, mas na emoção e mensagem que cada tonalidade transmite, pensando de que maneira isso reflete na identidade da marca por trás do moodboard.

A partir daí, basta procurar elementos que sejam relevantes para o projeto, perguntando-se quais são seus princípios e que imagens podem traduzi-los.

Você pode imprimir uma primeira versão do moodboard em branco, para ir preenchendo em conjunto com seu time através de imagens autocolantes e que permitam uma alteração simples a cada necessidade.

Não é preciso ter medo de usar a criatividade e criar algo original, colocando no quadro todas as ideias que surgirem.

Depois de finalizada essa seleção, basta imprimir a versão final e mantê-la sempre por perto para guiar o seu projeto.

Gostou desse conteúdo? Confira também nosso post sobre as vantagens da impressão de livros sob demanda.

A PrintStore é referência em impressão digital e atende com qualidade e rapidez seus pedidos. Entre em contato para conhecer nossas soluções para empresas, e o serviço de impressão de livros sob demanda para editoras e autores independentes.