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O que é moodboard e as vantagens de utilizar em projetos

Você já ouviu falar no que é moodboard? Leia nosso post e saiba mais sobre quais são as vantagens dessa estratégia para o seu projeto!

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Você sabe o que é moodboard? Essa ferramenta é muito conhecida na área do design, mas pode trazer benefícios a qualquer pessoa ou empresa que procura mais organização e planejamento.

Há algum tempo, ele tem virado um item muito querido tanto em ambientes corporativos, para definir princípios e objetivos de um empreendimento, quanto em planejamentos pessoais.

Para saber mais sobre o que é moodboard e qual é a sua importância para o desenvolvimento de um projeto, continue a leitura do nosso post!

O que é moodboard?

Se você não sabe o que é moodboard, talvez já tenha ouvido algum de seus outros nomes, como quadro de humor ou painel semântico.

Trata-se de uma estratégia para definir as diretrizes de um projeto a partir da procura por recursos visuais que representem os princípios que guiam o processo.

Assim, a montagem dele se dá através da coleta de diversas imagens, posteriormente reunidas em um painel.

Quais as vantagens do moodboard?

Saber o que é moodboard e colocá-lo em prática traz diversas vantagens para a constituição de um projeto.

Um dos principais benefícios, quando utilizado por empresas, é o alinhamento dos membros de uma equipe, uma vez que é possível visualizar o que cada um imagina e tem como princípio.

Assim, facilita-se solucionar divergências nas concepções dos envolvidos na realização do projeto.

Além disso, esse é um bom método para colocar as ideias iniciais em ordem e definir os aspectos principais da proposta.

Afinal, é comum que ocorram alterações ao longo do projeto, a partir da chegada de novas sugestões e colaborações, e manter a organização ao longo do processo pode ser o grande diferencial para que você consiga concluí-lo com sucesso.

Dessa maneira, compreender o que é moodboard e aplicar essa estratégia pode auxiliar não apenas no planejamento da proposta, mas também em sua execução, garantindo que tudo estará em ordem e alinhado com todos os membros da equipe.

Trata-se, portanto, de uma técnica que contribui para a produtividade de um time e traz melhores resultados.

No contexto empresarial, pode ser usado para:

  • Construir coleções de moda,
  • Inspirar a criação de identidade visual,
  • Escolher uma nova paleta de cores de uma marca,
  • Entender o posicionamento visual de uma empresa e a quais elementos ela remete,
  • Validar uma ideia com um cliente.

Saiba mais sobre: Por que investir em bloco de notas personalizado para empresas?

Como fazer um moodboard?

Agora que você já sabe o que é moodboard e quais são algumas de suas vantagens, resta saber como colocá-lo em prática no desenvolvimento dos seus projetos.

O painel pode ser montado de maneira física ou digital, conforme aquilo que for mais prático e atenda melhor aos objetivos e as necessidades da sua empresa.

Em um time híbrido, por exemplo, a versão digital faz mais sentido para a interação de todos.

Já em negócios que contam com colaboradores presenciais, o impresso permite interagir mais facilmente e pode ser colocado em um local estratégico para que todos da equipe estejam em sinergia e lembrem do projeto.

Escolhido isso, vamos para a prática?

Para começar, é importante pensar nos pontos mais relevantes para a identidade da marca, proposta ou pessoa a quem o painel é destinado.

Um bom elemento para ser estabelecido ao início do processo são as cores que serão utilizadas no restante do quadro, pois elas ajudam a determinar as imagens que serão acrescentadas ao painel e, assim, trazer uma identidade visual mais clara.

Para isso, pense não apenas na questão estética, mas na emoção e mensagem que cada tonalidade transmite, pensando que maneira isso reflete na identidade da marca por trás do moodboard.

A partir daí, basta procurar elementos que sejam relevantes para o projeto, perguntando-se quais são seus princípios e que imagens podem traduzi-los.

Você pode imprimir uma primeira versão do moodboard em branco, para ir preenchendo em conjunto com seu time por meio de imagens autocolantes e que permitam uma alteração simples a cada necessidade.

Não é preciso ter medo de usar a criatividade e criar algo original, colocando no quadro todas as ideias que surgirem.

Após finalizada essa seleção, basta imprimir a versão final e mantê-la sempre por perto para guiar o seu projeto.

Como usar o moodboard na sua empresa?

O moodboard é uma ferramenta visual que ajuda a capturar e comunicar o tom, o estilo e a essência de um projeto, facilitando o processo criativo e de desenvolvimento de conceitos em uma empresa.

Ele reúne imagens, cores, tipografias, padrões, palavras-chave e outros elementos visuais que refletem o "clima" desejado para um produto, campanha ou marca.

Veja como utilizá-lo da forma certa na sua empresa:

Defina o propósito

Antes de começar, é importante ter clareza sobre o objetivo do moodboard. Ele pode ser usado para:

  • Desenvolver a identidade visual de uma marca;
  • Criar a linha estética de uma nova campanha publicitária;
  • Guiar o design de produtos ou embalagens,
  • Alinhar a equipe sobre o tom e estilo de um projeto.

Ter um objetivo claro ajuda a direcionar as escolhas visuais e torna o moodboard mais coeso e focado!

Inspire e alinhe a equipe

O moodboard é uma excelente ferramenta para alinhamento interno. Ele permite que todos os envolvidos no projeto – designers, marketing, vendas, ou desenvolvimento de produto – compartilhem uma visão comum. Use o moodboard em reuniões de brainstorming para incentivar a troca de ideias e garantir que todos entendam a direção criativa.

Reúna referências e elementos visuais

Colete imagens, paletas de cores, fontes, texturas, padrões e palavras-chave que expressem a atmosfera desejada. Isso pode incluir referências de concorrentes, tendências do setor, ou exemplos de outras áreas que se conectem com o objetivo da sua empresa. Ferramentas como Pinterest, Canva, ou até recortes físicos podem ser usadas para criar o moodboard.

Crie um moodboard digital ou físico

Dependendo do formato que funciona melhor para a sua equipe, o moodboard pode ser criado de forma digital ou física:

  • Digital: Ferramentas como Pinterest, Milanote, Canva ou Adobe Spark permitem criar moodboards colaborativos online, onde a equipe pode adicionar elementos e fazer ajustes em tempo real.
  • Físico: Um quadro físico com recortes de revistas, tecidos, amostras de cores ou outros materiais palpáveis também pode ser uma ótima maneira de tangibilizar a inspiração.

Use o moodboard como guia de design

Uma vez que o moodboard esteja pronto, ele serve como um norte criativo para as etapas seguintes do projeto. Os designers e a equipe de marketing podem usá-lo como referência para garantir consistência nas decisões visuais, mantendo o estilo, as cores e o conceito em harmonia com a visão definida.

Apresente aos clientes ou stakeholders

Se a empresa trabalha com clientes ou outros stakeholders, esse recurso pode ser uma ferramenta eficiente para apresentar conceitos iniciais. Ele oferece uma visão clara e tangível do que será desenvolvido, facilitando o feedback e a aprovação antes de partir para a execução final do projeto.

Atualize e adapte conforme o projeto evolui

O moodboard pode ser um documento vivo, que evolui com o projeto. À medida que novas ideias surgem ou o conceito se refina, ajustes podem ser feitos, mantendo o moodboard relevante e alinhado com o que está sendo desenvolvido.

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