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Entenda a relevância do marketing editorial para a venda de livros

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O marketing é um mecanismo primordial no mundo dos negócios. De forma muito adaptável, sua tarefa é compreender os desejos dos consumidores por meio de um conjunto de ferramentas. Em empresas de produção de conteúdo, essa estratégia é conhecida como marketing editorial.

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, as editoras precisam contar com o marketing para a divulgação dos seus livros e, quando bem planejado, ele pode aumentar as suas vendas.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre o marketing editorial para que você alavanque as vendas dos seus livros. Confira!

O que é marketing editorial?

De forma geral, o marketing editorial consiste no uso dos mecanismos tradicionais do marketing para elaboração e planejamento das ações de uma editora ou de um negócio focado na produção editorial.

O objetivo dessa estratégia é aproveitar técnicas já consolidadas em outros mercados a fim de otimizar o planejamento editorial.

Nesse sentido, o público-alvo seria composto por pessoas que consomem conteúdos variados e que tenham semelhança ou não com livros, como: portais, e-books, revistas, materiais didáticos, quadrinhos e plataformas digitais.

Assim, todo negócio que atua em algum desses nichos deve se beneficiar do marketing editorial para melhorar os resultados de venda dos seus produtos ou de seu negócio.

Qual a sua importância na venda de livros?

Nos dias atuais, com o país em crise e empresas fechando, é preciso que a indústria do livro contorne essas situações. Porém, como sair das palavras e conseguir vender as páginas?

O marketing editorial, além de divulgar obras, também é capaz de enxergar o livro como um produto a ser vendido e, consequentemente, torná-lo rentável.

A todo o momento, livros são comprados devido às suas capas e aos seus gráficos autênticos. Isso é basicamente ação do marketing, que consegue criar uma identificação com o leitor e fortalecer a marca.

Como praticar o marketing editorial de forma eficiente?

Agora que você entende sobre o papel dessa área, descubra como aplicá-la de forma eficiente no seu trabalho com as nossas dicas. Confira!

Invista na divulgação

Como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Sendo assim, um livro (ou material editorial) que não é divulgado, possivelmente não será desejado pelos consumidores.

O mercado editorial é, além de uma das áreas mais antigas, uma das mais competitivas. Só em solo brasileiro, são publicados 20 mil livros todos os anos.

Se, para algumas editoras de livros, já é difícil lidar com tantos títulos e disputas por leitores, para autores novos ou independentes, é quase impossível. Dessa forma, é preciso ter ação, criatividade e ousadia.

Participar de saraus, promover workshops e palestras relacionadas com o seu livro e investir em um site nas redes sociais é interessante para conseguir divulgar com excelência a sua obra.

Esteja presente nas redes sociais

Como qualquer outra empresa, as editoras precisam pagar suas contas para sobreviver. Portanto, elas não podem financiar um material somente por ele ser bem escrito. 

É necessário apostar em livros que possuem maiores chances de gerar retorno, e um dos processos de avaliação é a capacidade do autor de ganhar audiência. Por isso que muitas editoras andam apostando em celebridades, youtubers e blogueiros, pois eles conseguem cativar potenciais consumidores.

Assim, uma das formas de conseguir audiência é justamente pelo engajamento nas redes sociais dos seus leitores e seguidores. Converse com seus leitores e crie formas de interação entre o seu livro e o público-alvo pelos meios digitais.

Tenha uma versão e-book do seu livro

Ainda que o material físico seja a preferência, o mercado de e-books aumentou muito nos últimos anos, principalmente os livros sobre entretenimento, romances e quadrinhos.

As principais vantagens dessa versão são o baixo custo de produção e o investimento único, já que, uma vez publicada a obra, as cópias futuras não terão custos. Tente elaborar as duas versões, tanto digital quanto física, para alcançar ainda mais leitores!

Mas, é sempre bom lembrar que não basta somente implementar as práticas citadas, é necessário aprimorá-las com o tempo e acrescentar novas ações quando necessário a fim de evoluir nesse sentido.

Portanto, siga nossas dicas e coloque em prática as estratégias de marketing editorial para aumentar as vendas dos seus livros!

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