Dicas para organização de escritório: otimize hoje mesmo seu espaço de trabalho
Precisando saber como fazer uma boa organização de escritório? Confira nossas dicas e deixe o ambiente de trabalho mais produtivo!
Uma boa organização de escritório é indispensável para deixar a rotina mais produtiva.
Seja para quem trabalha em casa ou na empresa, é fundamental encontrar maneiras de otimizar as tarefas e deixar tudo no devido lugar, bem ao seu alcance.
Dessa forma, fica mais fácil se concentrar nas atividades de trabalho, focar no que precisa ser feito e contar com a ajuda de um espaço funcional para render mais.
Para aproveitar um ambiente de trabalho mais produtivo, confira as nossas dicas de organização de escritório!
Dicas de organização de escritório para colocar em prática hoje mesmo
Tem dias em que parece que tudo fica um pouco mais difícil, a concentração não parece colaborar e cumprir tarefas se torna muito mais desafiador.
Nessas horas, ter um espaço de trabalho bem organizado faz toda a diferença, tirando as distrações do caminho e otimizando os seus processos, já que tudo está no seu devido lugar.
Por isso, reunimos algumas dicas simples, mas que podem ajudar a tornar a sua rotina muito mais produtiva. Confira abaixo!
Defina o lugar de cada coisa
Uma boa organização de escritório depende da funcionalidade do espaço. Ou seja, não adianta simplesmente guardar as coisas em qualquer lugar, é preciso que você entenda onde cada uma delas está.
Dessa forma, sempre que precisar de um determinado documento ou até mesmo de um item de papelaria, você sabe onde pegá-lo e evita perder tempo ou concentração procurando por um objeto.
Para isso, é importante que o primeiro passo da sua organização seja definir um lugar para cada coisa que você utiliza na rotina de trabalho.
Descarte os itens desnecessários
Para não perder tempo procurando documentos e itens de escritório, é importante que você não tenha muitos obstáculos.
Assim, também é importante dar adeus para tudo aquilo que não desempenha uma função relevante nesse ambiente.
Itens velhos que já não funcionam muito bem ou aqueles papéis que não terão mais utilidade, por exemplo, podem ir para a lixeira e liberar espaço na sua mesa.
Tenha caixas organizadoras e pastas
As caixas organizadoras e as pastas são grandes aliadas da organização de escritório, porque podem ser usadas para armazenar vários itens diferentes.
Nas caixas, por exemplo, que costumam ser maiores, você pode guardar aqueles documentos que não são utilizados no dia a dia, mas que precisam ser armazenados no seu ambiente de trabalho.
Já as pastas são perfeitas para os papéis que você usa no cotidiano e podem ser identificadas com etiquetas para que o seu uso fique ainda mais eficiente.
Conte com um calendário personalizado
Para manter os prazos em dia e não perder nenhum compromisso importante, também pode ser interessante ter um calendário de mesa por perto.
Uma boa ideia é personalizar esse item, para que ele não passe batido no ambiente de trabalho. Assim, ele sempre vai chamar a atenção das pessoas e garantir que elas fiquem atentas às datas importantes.
No escritório, pode ser interessante que a empresa produza um calendário personalizado com a identidade visual da marca, por exemplo.
Organize sua rotina com agendas e planners
Por fim, a organização de escritório vai além do espaço físico e também se reflete no dia a dia de trabalho.
Nesse sentido, os planners e as agendas são uma ótima solução para manter as tarefas em dia, ficar de olho em prazos e não perder os compromissos da empresa.
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