Imagem de destaque do post Design editorial: o que é e qual a importância Imagem de destaque do post Design editorial: o que é e qual a importância

Design editorial: o que é e qual a importância

Entenda o que é design editorial e por que essa ferramenta é tão importante para a estratégia das empresas.

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Você faz publicações de forma regular? Busca conciliar o visual dos seus textos com a diagramação de forma criativa? Possui alguma estratégia para compartilhar novidades com os seus seguidores/leitores? Então você já conhece o design editorial mesmo sem perceber.

Continue a leitura deste conteúdo e entenda o que é design editorial e qual a importância deste conceito.

Conceito de design editorial

O conceito de design editorial tem relação com uma série de princípios, como:

  • Definição de layouts atraentes;
  • Escolha das melhores fontes;
  • Otimização dos espaços de uma página;
  • Boa integração das imagens com a escrita.

Por isso, vamos te explicar melhor o que é o design editorial e porque ele é essencial em diversos tipos de projetos digitais e gráficos.

Qual é o objetivo do design editorial?

O objetivo do design é resolver problemas comunicando o que é preciso. O design editorial tem como base a organização de itens visuais (cores, alinhamento, imagens, tipografia) com a parte textual de um conteúdo de acordo com um padrão editorial, ou seja, nada é pensado apenas na estética, mas no que é preciso comunicar como um todo.

Elas são definidas com base em certas regras para que a mensagem seja passada da forma adequada.

A área do design não necessita apenas de criatividade, mas também de conhecimento para aplicar a linguagem da forma correta, usar os programas certos, conhecer detalhes da produção e afins. Se tratando de folhetos ou de um livro inteiro, é preciso conhecer as regras, dominar cada uma delas e aplicá-las da forma esperada.

Diversas produções precisam desse trabalho, e as mais comuns são: jornais, revistas, e-books, apostilas, livros e etc.

Apesar da área estar ligada ao design tradicional, ela também tem várias vertentes. O designer que trabalha com editorial aplica vários dos elementos comuns dessa área, como tipografia, organização, estruturação, dimensões, paleta de cores, entre outros.

Mas, enquanto o design gráfico consegue maiores possibilidades de produção, como criar rótulos, produtos, embalagens e etc, o editorial tem o foco voltado para a diagramação de páginas de publicações.

Qual é a importância do design editorial na identidade visual de qualquer empresa?

A identidade visual de uma empresa é um aglomerado de elementos criativos que representa essa marca de forma estética. Dessa forma, esse conjunto consiste em muito mais do que apenas um logotipo bonito, mas também em representar as características primordiais da empresa. Para que isso aconteça, é preciso alinhar os objetivos da organização com o posicionamento desejado no mercado.

Uma identidade visual bem feita garante muito mais valor para o status de uma empresa e para os seus meios de comunicação, como redes sociais, materiais gráficos, sites, entre outros. Por isso, a identidade visual tem uma grande influência na forma como a empresa é percebida pelo público-alvo, no engajamento e na decisão de compra.

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o design editorial é o elemento principal na construção de uma identidade visual profissional de uma empresa.

Agora que você já sabe o que é design editorial, é hora de começar a pensar nos seus materiais gráficos. A PrintStore trabalha com a mais alta tecnologia, garantindo qualidade e inovação no serviço de impressão!

Entre em contato para conhecer nossas soluções para empresas, a plataforma web to print e o serviço de impressão de livros sob demanda para editoras e autores independentes.