Imagem de destaque do post Comunicação gráfica: termos técnicos para você entender Imagem de destaque do post Comunicação gráfica: termos técnicos para você entender

Comunicação gráfica: termos técnicos para você entender

A comunicação gráfica é composta por diversos termos técnicos associados aos procedimentos da área. Conheça alguns deles!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

A comunicação gráfica está repleta de termos técnicos e conceitos relevantes para a área, que podem trazer dúvidas para algumas pessoas.

Neste post, explicaremos alguns termos técnicos de comunicação gráfica para você entender e tirar dúvidas. Confira!

Confira alguns termos técnicos de comunicação gráfica

Se você está inserido no meio de comunicação gráfica ou já entrou em contato com a área, é possível que tenha se deparado com termos e siglas próprios desse campo.

Compreendê-los permite saber um pouco mais sobre essa área e também se comunicar de maneira mais eficiente ao realizar ou solicitar um serviço gráfico.

A2/A3/A4/A5

Se você já realizou uma impressão em uma gráfica, é possível que tenha tido que escolher o tamanho da folha em que o procedimento seria realizado.

As dimensões da impressão são categorizadas como A2, A3, A4 e A5, sendo que o tamanho da folha diminui conforme os números aumentam.

Em centímetros, as dimensões são de:

  • A2 = 42 X 59,4 cm;
  • A3 = 29,7 X 42 cm;
  • A4 = 21,0 X 29,7 cm;
  • A5 = 14,8 X 21 cm.

Briefing

O briefing é um importante documento a ser elaborado durante um projeto gráfico. Ele contém todas as informações relevantes e que devem estar presentes no material final.

Para uma empresa, por exemplo, o briefing deve conter desde os elementos visuais a serem utilizados em sua identidade visual até os valores que a marca procura transmitir através desse material.

CMYK

Uma das diversas siglas presentes na comunicação gráfica é o CMYK, que corresponde à expressão “cyan, magenta, yellow e key”, ou seja: ciano, magenta, amarelo e preto.

Trata-se de um sistema de cores indicado para projetos direcionados à impressão.

É Importante trabalhar com arquivos que operem nesse sistema ao realizar projetos, como a elaboração de revistas, livros ilustrados ou a impressão de um catálogo para empresas.

DPI

O DPI, por outro lado, está associado à resolução das imagens a serem impressas e corresponde à expressão “dots per inch”, ou “pontos por polegada”.

De modo geral, quanto maior o número de DPIs de um projeto, melhor será sua resolução, possibilitando a ampliação das imagens para a impressão de itens como banners ou até outdoors.

Gramatura

Outro conceito bastante utilizado na comunicação gráfica é a gramatura do papel, que tende a ser confundida com a espessura do material.

De fato, quanto mais fina for a folha, menor será sua gramatura, enquanto papéis mais grossos têm gramatura maior.

No entanto, é importante lembrar que o conceito em si não está associado à espessura, mas ao peso do papel.

RGB

O RGB é outro sistema de cores presente na comunicação gráfica, mas que se aplica a contextos diferentes.

Trata-se de um padrão que utiliza a luz para gerar cores, tendo aplicação em monitores e telas de diversos aparelhos eletrônicos.

Sangria

A sangria é um conceito associado a impressão que demanda o corte do papel, como cartões de visita ou folders.

Trata-se de uma margem de segurança, com dimensão de 3 a 5 mm, deixada após a marca de corte, para garantir que o refilamento não comprometa a arte.

Tipografia

A tipografia é um termo bastante recorrente na comunicação gráfica e no design, de modo geral.

Trata-se da disposição e configuração do texto utilizado em um projeto, compreendendo desde a fonte escolhida até a localização das palavras na imagem, podendo contribuir com o tom da mensagem e o destaque a uma ou outra informação.

ZIP

A compactação em ZIP é de grande importância para a impressão de imagens de alta resolução, permitindo que a qualidade seja mantida, mas em arquivos menores e que oferecem uma manipulação mais prática.

Agora que você já conhece alguns termos técnicos da comunicação gráfica, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.

Para mais informações sobre nossos produtos e serviços, entre em contato com a PrintStore.

Leia também

Thumbnail do post 5 erros comuns de autores independentes na impressão de livro e como evitá-los

5 erros comuns de autores independentes na impressão de livro e como evitá-los

Publicar um livro de forma independente é uma conquista enorme, mas também uma jornada cheia de decisões. E, no meio da empolgação, é comum cometer alguns deslizes que podem comprometer o resultado final. Desde problemas técnicos até decisões estratégicas mal pensadas, muitos desses erros giram em torno da etapa de impressão de livro. Se você está preparando seu primeiro projeto editorial, este artigo é para você. Aqui, listamos os 5 erros mais comuns que autores independentes cometem ao publicar seu primeiro livro, e como evitá-los com inteligência e planejamento.

Thumbnail do post Quanto custa para fazer um livro de 100 páginas?

Quanto custa para fazer um livro de 100 páginas?

Neste artigo, vamos te mostrar o que influencia diretamente no valor da produção, com dicas práticas para quem está começando a produção editorial e quer imprimir seu livro com qualidade sem gastar além do necessário. Confira!

Thumbnail do post Estratégias para encontrar o melhor preço para imprimir livros

Estratégias para encontrar o melhor preço para imprimir livros

Quer imprimir poucos exemplares com acabamento profissional? Veja estratégias para reduzir custos e manter qualidade. Encontrar o melhor preço para imprimir um livro sem abrir mão da qualidade é possível e pode ser mais simples do que você imagina. Neste artigo, vamos te mostrar como encontrar o melhor preço para imprimir livro e você vai descobrir quais fatores realmente influenciam no custo de impressão, como economizar com pequenas tiragens e o que avaliar para escolher a gráfica certa. Confira!