Como divulgar um livro independente? Veja por onde começar!
Se você é um escritor autônomo e deseja saber como escolher uma editora e gráfica de forma assertiva e como divulgar um livro independente da melhor forma, este post é para você!
Ao longo do texto vamos abordar quais são os cuidados que você precisa tomar nesse sentido e quais são as estratégias de comunicação que você deve seguir para alavancar as vendas de sua obra literária mesmo em tempos de pandemia.
Continue a leitura e confira o conteúdo exclusivo que a PrintStore preparou para você.
Acesse o link a seguir para conferir o artigo que publicamos recentemente com dicas para escrever um livro durante o período de quarentena.
Terminei de escrever meu livro, e agora?
O primeiro passo que você deve dar após finalizar a redação de sua obra literária, é procurar uma editora e uma gráfica qualificada que tenha uma boa reputação no mercado.
Essas escolhas são determinantes para o sucesso do seu livro, visto que serão empresas que serão relacionadas diretamente ao seu trabalho no mercado literário, após a publicação da sua obra.
5 fatores para observar ao escolher uma editora para publicar o seu livro
1 - Reputação da empresa no mercado/sites de reclamação;
2 - Perfil dos autores e tipos de obras que a editora costuma trabalhar;
3 - Quantidade de livros já publicados e média de vendas obtidas;
4 - Conversar com outros autores que já trabalharam com a editora em questão para saber como foi a experiência;
5 - Analisar preços e comparar com sua realidade financeira.
5 pontos para levar em consideração ao escolher uma gráfica para imprimir o seu livro
1 - Reputação da gráfica no mercado;
2 - Qualidade dos equipamentos e materiais utilizados;
3 - Experiência e qualificação dos profissionais;
4 - Possibilidade de impressão de livros em pequenas tiragens. Nesse quesito o ideal é contar com uma gráfica referência em impressão digital sob demanda, como a PrintStore;
5 - Analisar valores e prazos de entrega.
Como divulgar um livro independente? Conheça 3 estratégias de comunicação
Após definir a editora e imprimir os exemplares de sua obra literária, chega o momento de divulgar o seu trabalho e efetuar as vendas.
Mas você deve estar se perguntando como divulgar um livro independente em tempos de pandemia, visto que os festivais literários e outras feiras presenciais afins foram canceladas, não é mesmo?
Então confira 3 dicas que a PrintStore reservou para você:
Dica 1
Elabore um release com um conteúdo rico que inclua textos, fotos e vídeos sobre o seu livro, evidenciando o enredo, as informações técnicas e os diferenciais da sua obra literária e envie para os jornalistas, influenciadores digitais, rádios, televisões e demais veículos de comunicação de sua cidade com a intenção de divulgar o seu trabalho. Aproveite para incluir o seu perfil profissional e formas de contato neste material;
Dica 2
Crie uma página no Facebook ou Instagram especialmente para divulgação de conteúdos sobre o seu livro. Invista em anúncios pagos ou aplique estratégias de conteúdo orgânico. Sorteios e outros tipos de promoções costumam gerar bons resultados nesse sentido;
Dica 3
Criar um canal no YouTube também pode ser uma outra ótima forma de como divulgar um livro independente. Sendo assim, você precisa gravar vídeos de qualidade e otimizar o seu canal da melhor forma para atrair o público e o alcance desejado.
A PrintStore é uma gráfica de livros referência em impressão digital e atende com qualidade e rapidez seus pedidos.
Entre em contato para conhecer nossas soluções para empresas, a plataforma web to print e o serviço de impressão de livros sob demanda para editoras e autores independentes!