Autopublicação ou publicação tradicional: os benefícios de publicar seu livro com uma editora
Você conhece as diferenças existentes na autopublicação e na publicação tradicional? Leia nosso post e conheça detalhes a respeito!
Existem duas maneiras para que o seu livro possa estar disponível no mercado: a autopublicação e a publicação tradicional.
A leitura no Brasil vem em um processo crescente, quando os números apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) mostraram que o ano de 2022 obteve um desempenho 2,98% superior ao do ano de 2021, sendo vendidos nesse período 58,61 milhões de livros.
Com relação a valores, o crescimento foi de 8,33%, alcançando R$ 2,54 bilhões.
É muito importante relembrar que no ano de 2021 ocorreu um crescimento de 29,2% nas vendas se comparado a 2020.
Resta agora aguardar o final do ano, para verificarmos como será o desempenho do setor em 2023, uma vez que os índices apresentados nos dois últimos anos foram diferenciados.
Neste post, entenda a importância de colocar o seu livro no mercado. Deve-se optar pela autopublicação ou pela publicação tradicional? Continue a leitura e confira mais detalhes!
Quais as diferenças entre autopublicação e publicação tradicional?
A autopublicação ocorre quando o autor assume todas as responsabilidades envolvidas na edição de um livro, portanto, todos os custos envolvidos na sua produção, divulgação e venda.
Essa publicação tradicional é aquela onde o autor tem a sua obra publicada por uma editora, ou seja, um contrato é assinado entre as partes definindo detalhes dessa operação.
Então, a editora fica responsável pela produção e distribuição da obra, obtendo exclusividade a esse respeito, portanto, essa empresa acaba assumindo:
- Processos editoriais;
- Processos de comercialização;
- Custos envolvidos.
O processo de triagem das obras é bastante rigoroso, o que acaba dificultando a entrada de novos autores nesse mercado, pois essas empresas optam por escritores já conhecidos e que possuem um bom número de seguidores.
As vantagens de cada tipo de publicação
Como se observa, as duas possibilidades existem para que o seu livro possa estar no mercado.
Não existe uma opção melhor ou pior, mas sim possibilidades que possam tornar viável o seu sonho e sua vontade em apresentar ao mundo o seu livro e sua mensagem.
Diante disso, vale a pena conhecer as vantagens de cada uma das duas opções existentes:
A publicação tradicional
Na publicação tradicional, a grande vantagem está em terceirizar toda a responsabilidade e grande parte dos custos para uma editora, no entanto, é preciso saber se essa empresa está disposta a isso.
Nesse caso, é importante que se entenda que normalmente as editoras irão repassar ao autor um valor correspondente a aproximadamente 10% dos resultados obtidos, conhecido como royalties.
A autopublicação
Na autopublicação a grande vantagem está em receber valores bem mais elevados do que na publicação tradicional.
Além disso, todo o controle passa a ser do próprio autor, portanto, é ele mesmo que decide:
- O design da capa;
- O preço de venda;
- A forma de distribuição.
Por fim, a publicação é muito mais rápida e acontece exatamente a partir do desejo e possibilidades do próprio autor, situação diferente se uma editora estiver envolvida no processo.
Por outro lado, todas as responsabilidades passam a ser do escritor e se medidas não forem adotadas para a divulgação da obra, a sua visibilidade poderá ser prejudicada.
Como se observa, as duas situações apresentam vantagens e desvantagens, no entanto, a autopublicação é a forma disponível para que você possa tornar realidade seu sonho em curto espaço de tempo, ou seja, a publicação do seu livro!
Agora que você já sabe como publicar o seu livro, conheça o trabalho de impressão da PrintStore, uma empresa que oferece soluções e serviços de qualidade a editoras e autores!
Somos uma gráfica sustentável com mais de 25 anos de experiência que atende todo o Brasil. Entre em contato e confira mais artigos relacionados em nosso blog!