Imagem de destaque do post A importância da comunicação visual nas empresas Imagem de destaque do post A importância da comunicação visual nas empresas

A importância da comunicação visual nas empresas

A comunicação visual é um dos pilares da estratégia de qualquer empresa. Entenda por que explorá-la nos materiais impressos é tão importante!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/printstore/image/upload/v1625753590/favicon_zx0zfp.svg
Printstore

Em qualquer empresa, a comunicação visual é um dos pilares de um bom posicionamento e para a criação da imagem que se deseja diante do público.

É por meio dos recursos visuais que podemos chamar atenção para diferentes elementos, desde a funcionalidade e as vantagens de um produto até o sentimento que a marca deseja transmitir ao cliente.

Por isso, explorar essa dimensão é essencial para uma boa estratégia, principalmente quando se usam os meios certos.

Afinal, em tempos digitais, encontrar possibilidades que fogem do mundo virtual é um diferencial importante para encantar os consumidores.

Para saber mais sobre a importância da comunicação visual nas empresas, continue a leitura abaixo!

Entenda como funciona a comunicação visual

Mesmo que você esteja começando a entender o papel da comunicação visual no setor empresarial, ela com certeza já faz parte da sua experiência como consumidor.

Todos os recursos visuais empregados por uma marca ao se comunicar com seu público-alvo fazem parte desse conjunto, desde as imagens escolhidas para um panfleto até as cores utilizadas na sua identidade visual.

A ideia por trás do conceito é que esses elementos não servem apenas como um adereço, mas, assim como as palavras, também transmitem mensagens para as pessoas que os veem.

Nesse sentido, toda decisão tomada em relação a esses recursos passa por essas perguntas: o que desejamos transmitir? O que é transmitido pelo elemento visual selecionado?

Qual a sua importância para as empresas?

A forma como uma empresa se comunica com seu público-alvo tem impacto direto sobre o seu desempenho no mercado.

Por exemplo, é preciso ter coerência entre o perfil do negócio e os elementos utilizados. Um empreendimento mais sério provavelmente utilizará linhas mais retas, cores mais neutras, entre outros padrões.

Da mesma forma, é preciso explorar bem os recursos para que as mensagens sejam entregues com sucesso.

As imagens, as formas, as cores e tantos outros aspectos que compõem a comunicação visual são capazes de chamar a atenção das pessoas, proporcionar uma compreensão melhor do que está sendo dito e até mesmo transmitir determinadas sensações.

Descubra como usar a comunicação visual a seu favor

E, afinal, como explorar esses aspectos? Aqui entram uma série de conhecimentos e técnicas que podem ajudar a cumprir esse objetivo.

A semiótica, por exemplo, tem muito a contribuir com a comunicação visual, já que lida com o significado dos signos e a maneira como são interpretados.

Isso passa também por métodos como o storytelling visual, que consiste, basicamente, em utilizar as imagens de forma que criem uma cena na mente das pessoas, dando mais vida à sua comunicação.

Na hora de exibir um produto, por exemplo, pode ser interessante utilizar uma imagem de alguém utilizando-o, em vez de simplesmente exibir o item.

Todos esses elementos precisam estar aliados a materiais bem produzidos, que transmitam credibilidade para a empresa.

=Portando, quando falamos em indústria gráfica, é essencial procurar por impressões de alta qualidade, que resultam em um material rico e com potencial para alcançar maior visibilidade.

Seja para produzir panfletos, catálogos, cardápios, apostilas ou qualquer outro material impresso, a qualidade do produto final depende diretamente de um bom uso dos elementos visuais e de um serviço de impressão impecável.

Para isso, conte com as soluções da PrintStore! Entre em contato, saiba mais sobre o nosso trabalho e tire todas as suas dúvidas!

Para continuar descobrindo mais informações sobre comunicação visual, confira nosso post sobre paleta de cores: como usar a psicologia das cores na diagramação de um livro!

Leia também

Thumbnail do post Quanto custa para fazer um livro de 100 páginas?

Quanto custa para fazer um livro de 100 páginas?

Neste artigo, vamos te mostrar o que influencia diretamente no valor da produção, com dicas práticas para quem está começando a produção editorial e quer imprimir seu livro com qualidade sem gastar além do necessário. Confira!

Thumbnail do post Estratégias para encontrar o melhor preço para imprimir livros

Estratégias para encontrar o melhor preço para imprimir livros

Quer imprimir poucos exemplares com acabamento profissional? Veja estratégias para reduzir custos e manter qualidade. Encontrar o melhor preço para imprimir um livro sem abrir mão da qualidade é possível e pode ser mais simples do que você imagina. Neste artigo, vamos te mostrar como encontrar o melhor preço para imprimir livro e você vai descobrir quais fatores realmente influenciam no custo de impressão, como economizar com pequenas tiragens e o que avaliar para escolher a gráfica certa. Confira!

Thumbnail do post Chegou a hora de imprimir seus quadrinhos, mangás e comics!

Chegou a hora de imprimir seus quadrinhos, mangás e comics!

Se você quer imprimir mangá, comics ou quadrinhos com qualidade profissional, este guia vai ajudar você a escolher a melhor gráfica, formato, papel e tiragem ideal. Descubra como a impressão digital garante cores vibrantes, acabamento impecável e produção sob demanda, valorizando sua obra e tornando seu projeto único.