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5 dicas para aumentar a retenção de alunos no seu cursinho!

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A fidelização de clientes é um objetivo muito comum para qualquer negócio, afinal, é assim que se conquista melhores resultados em longo prazo. Quando levamos para o panorama da educação, a retenção de alunos é o principal desafio para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo.

Afinal, os resultados de uma instituição de ensino, seja qual for o tamanho dela, estão diretamente relacionados ao número de estudantes matriculados. Porém, com algumas ações internas e externas, é possível melhorar o trabalho de retenção de alunos e, consequentemente, otimizar os custos da empresa e os resultados obtidos.

Quer saber como? Então, é só continuar a leitura deste artigo para entender melhor a importância de investir em estratégias de retenção e, é claro, conferir algumas dicas de como colocar essas ações em prática dentro da sua instituição. Confira!

Qual a importância de investir na retenção de alunos?

De nada adianta ter salas cheias em um ano e, no período seguinte, registrar cada vez menos matrículas em seu cursinho. Portanto, é fundamental investir em ações que busquem aumentar a retenção de alunos e, consequentemente, permitir que a sua organização cresça de maneira saudável, sempre pensando em longo prazo.

Quando situações como essa acontecem, o recado que estudantes e pais ou familiares estão transmitindo é de que aquela instituição não conseguiu entregar o que ofereceu. Ou seja, a tendência é de que a procura pelo seu curso diminua cada vez mais e, assim, o seu negócio não consiga se sustentar.

Quais são as 5 dicas para melhorar a retenção de alunos?

Por isso, é essencial que a sua instituição de ensino esteja preparada para oferecer o melhor serviço ou produto para o seu cliente, no caso, o estudante. Com algumas práticas, é possível otimizar a retenção de alunos dentro da sua organização. Separamos 5 dessas estratégias para que você consiga melhorar ainda mais os seus resultados.

1. Valorize os seus profissionais

A valorização dos profissionais — dos diretores e professores até funcionários dos serviços de facilities — dentro da sua instituição é o primeiro passo. Afinal, só assim, é possível criar um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes.

2. Faça bons investimentos em marketing

É cada vez mais fundamental investir em estratégias e ações de marketing para divulgar o trabalho feito no seu curso. Afinal, não basta ser bom, é preciso mostrar que a sua instituição, de fato, é uma boa escolha. Por isso, utilize os canais de comunicação disponíveis para garantir que mais pessoas conheçam o trabalho que é realizado.

3. Destaque os diferenciais competitivos

Outro fator importante na hora de divulgar a sua instituição de ensino é saber exatamente o que torna o curso melhor do que os outros. Portanto, sempre destaque os diferenciais da sua organização para conseguir superar a concorrência e garantir que mais alunos continuem com você.

4. Fortaleça o relacionamento com alunos e famílias

Parte importante do processo de decisão de matrícula está na relação entre a instituição, os alunos e seus responsáveis. Portanto, garanta sempre uma comunicação eficiente e direta com aqueles que vão decidir o futuro do seu negócio. Sempre se disponha a solucionar problemas e a oferecer um serviço melhor.

5. Ofereça descontos quando necessário

Um trabalho importante para a retenção de alunos acontece no momento da matrícula e é preciso saber como lidar com determinadas situações. É muito comum que pais e responsáveis peçam por descontos, por exemplo, e é preciso saber quando oferecer um preço mais baixo ou não. Afinal, às vezes, é melhor oferecer um desconto do que perder o aluno.

Portanto, a retenção de alunos é um trabalho fundamental para o sucesso de qualquer instituição de ensino. Ao colocar em prática essas ações que listamos acima, a tendência é que os seus resultados sejam aprimorados.

Agora que você já entendeu a importância da retenção de alunos, que tal acompanhar outros artigos como este? Siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!